Construção de uma cultura de paz na escola foi tema de encontro do IFRS – Campus Farroupilha

A violência é um fenômeno social complexo e multifacetado que viola os direitos humanos e fragiliza as relações sociais. De acordo com a psicóloga do IFRS – Campus Farroupilha, Louise Dall’Agnol, no contexto da escola, violências cotidianas na forma de bullying e preconceito estão cada vez mais frequentes, agravando o sofrimento biopsicossocial dos sujeitos.

Diante desse contexto, a Coordenação de Assistência Estudantil, o Núcleo de Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas e o Setor de Ensino promoveram no mês de maio, o Ciclo Temático: Interlocuções Interdisciplinares de Prevenção à Violência nas Escolas. O evento realizado para os estudantes do campus teve como objetivo contribuir para o diálogo e a reflexão crítica sobre as manifestações de violência escolar e colaborar para a construção de uma cultura de paz.

Estiveram presentes nos encontros, que ocorreram nos dias 03, 16 e 31, como palestrantes: o delegado da Polícia Civil do município de Farroupilha, Ederson Bilhan; a assistente social e coordenadora do Centro Integrado em Saúde Mental do município de Farroupilha (Caisme), Vanusa Tavares; a professora do IFRS – Campus Farroupilha, Olga Blauth de Lima; a professora Suelena Pereira de Quadros; a psicóloga do IFRS – Campus Farroupilha, Louise Dall’Agnol; e, a psicóloga e coordenadora da Saúde Mental do município de Farroupilha, Eliane Veronese. A mediação dos encontros do evento foi realizada pela Assistente Social do IFRS – Campus Farroupilha, Rosemeri Argenta.

Fotos: Arquivo/Louise Dall’Agnol