Geral
Carta aberta sobre educação linguística em inglês na infância é publicada por participantes de colóquio do IFRS – Campus Farroupilha
A organização do evento do IFRS – Campus Farroupilha “Educação linguística em língua inglesa na infância: desafios e possibilidades” lança a Carta Aberta à sociedade sobre educação linguística em língua inglesa na infância em Farroupilha/RS. O documento foi elaborado a partir das discussões promovidas pelo colóquio, realizado entre maio e julho de 2025 no campus. A carta reúne reflexões, argumentos e recomendações produzidas pelos participantes do evento, que fez parte do produto educacional do trabalho de conclusão do curso de Mestrado em Educação Básica do estudante Júnior de Arruda sob orientação da professora Lucilene Bender de Sousa.
Assinada por mais de 100 profissionais da educação, a publicação destaca a importância da oferta de língua inglesa desde a educação infantil e aponta benefícios para estudantes, escolas e para o desenvolvimento social e econômico do município. O texto também manifesta preocupação com a interrupção do ensino de inglês nos anos iniciais na rede municipal de Farroupilha e defende que o tema volte a ser debatido pelos órgãos públicos e pela comunidade.
A carta apresenta ainda argumentos baseados em pesquisas recentes, documentos nacionais e experiências de outros municípios que já adotaram o inglês na primeira infância. Como encaminhamento, propõe que Farroupilha retome gradualmente a educação linguística em língua inglesa, seja como componente curricular, seja por meio de projetos, oficinas ou iniciativas-piloto.
A publicação reforça a intenção dos participantes de contribuir com debates e futuras ações que possam qualificar a educação no município.
⇒ Confira aqui a Carta Aberta à sociedade sobre educação linguística em língua inglesa na infância em Farroupilha/RS