Início do conteúdo

Campus trabalha na construção de novos ambientes e reformas


Apesar do ano turbulento, 2020 traz novidades ao Campus Farroupilha do IFRS. Novas construções e reformas estão a todo vapor para receber a comunidade assim que as atividades presenciais retornarem. 

Um novo bloco está sendo levantado e nele estão previstos um espaço de convivência, novo local de cantina e sala de aula. O prédio fica próximo do bloco 4, onde encontra-se a Biblioteca.

O campus já pesquisa e trabalha há anos, em disciplinas de cursos das engenharias e em projetos de pesquisa, ensino e de extensão, a energia solar. Agora, está sendo construído um laboratório específico sobre o assunto que ficará localizado atrás do prédio do Almoxarifado. Além de investimentos do IFRS no espaço, os materiais do laboratório são provenientes de edital da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC para ministração das aulas do futuro curso de extensão de especialista técnico em energia fotovoltaica. 

Ainda dentro do assunto das energias renováveis, o ano de 2021 deverá iniciar com a instalação de usina fotovoltaica no campus. Ao todo, em unidades do IFRS no Estado,  serão 18 usinas. De acordo com o Departamento de Planejamento e Obras do IFRS, o novo sistema sustentável, que utiliza a radiação emitida pelo sol para gerar energia elétrica, a instituição poderá evitar a emissão de cerca de 101 toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano.

A obra da quadra poliesportiva está avançada e terá uma nova empresa para finalizar a construção. 

Além das edificações, diversas reformas, melhorias e instalações foram executadas pela equipe da Coordenação de Infraestrutura do campus

  • Substituição da iluminação externa e interna do campus para o padrão de lâmpadas led;
  • Manutenção corretiva e preventiva em equipamentos de laboratório  (mecânica, plásticos, química, física, eletrônica, eletrotécnica e informática);
  • Reforma nos banheiros dos blocos 2 e 3;
  • Ampliação e aplicação de piso tátil na calçada que liga bloco 1 à biblioteca;
  • Substituição do telhado danificado localizado no bloco 1;
  • Troca de vidros danificados;
  • Reformas elétricas em laboratórios.

O diretor-geral da unidade de Farroupilha do IFRS, Leandro Lumbieri, afirma que, apesar das graves restrições orçamentárias, o campus vai conseguindo crescer e se manter dentro do mínimo possível: “estaremos entregando, em 2021, um campus com novos ambientes. Tudo feito graças às parcerias com a Reitoria, emendas parlamentares e esforço financeiro do próprio campus e, claro, do empenho dos servidores.”

Fim do conteúdo