Início do conteúdo

Campus Farroupilha realiza capacitação para professores do município


Encerrou ontem, dia 04 de outubro, o Curso de Extensão “Consolidação do processo de alfabetização: construindo materiais didáticos para o ciclo da alfabetização”, coordenado pela Prof. Viviane Catarini Paim e pela pedagoga Graciele Rosa da Costa Soares. O curso foi ofertado para professores atuantes no 2º e 3º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Farroupilha, ampliando a parceria já existente entre o Campus e a Secretaria de Educação (Seduc) do município. Participaram do curso 50 professores, contemplando 20 escolas municipais.

O projeto ocorreu de março a outubro e teve como objetivo construir materiais didáticos para o ciclo da alfabetização. Desse modo a dinâmica foi apresentar sugestões de materiais, tanto pelas formadoras, quanto pelos professores, que pudessem contemplar os diferentes níveis do sistema de escrita alfabética, no processo de consolidação da alfabetização.

A professora Viviane destaca que o objetivo do curso foi ampliar os conceitos a respeito dos ciclos de aprendizagem: “Constatar que o ciclo de alfabetização não se esgota no 1º ano, concebendo os direitos de aprendizagem e a heterogeneidade na sala de aula, no decorrer dos 2º e 3º anos foi o propósito deste curso de formação de professores. A dinâmica ocorreu através de atividades práticas, porém, a prática nunca esteve desvinculada de teorias e concepções pedagógicas que alicerçam as intervenções pedagógicas em sala de aula. De acordo com este propósito, a psicogênese da língua escrita, a heterogeneidade e o letramento sustentaram a construção dos materiais.”

Todo o material construído no decorrer do curso foi compilado em portfólio e compartilhado com os professores participantes.

Fim do conteúdo