Campus Farroupilha entrega mais de 450 protetores faciais para entidades da região

O IFRS Campus Farroupilha, por meio do Laboratório de Fabricação Digital e Prototipagem (IdeaLab), está participando de uma ação coletiva que utiliza máquina de corte a laser e  impressoras 3D do campus com o objetivo de produzir protetores faciais para equipes que atuam na prevenção e atendimento de pessoas com Covid-19 (Coronavírus).

A ação está beneficiando pessoas de Farroupilha e região. Nesta quarta-feira, dia 08 de abril de 2020, foram entregues protetores faciais para entidades de Farroupilha e Caxias do Sul, num total de 475 unidades, produzidas por alunos, servidores e voluntários.

Foram beneficiadas as seguintes entidades:

• 200 unidades para o Hospital Beneficente São Carlos de Farroupilha
  • 100 unidades para a UPA Coronavirus de Farroupilha
  • 35 unidades para os Correios de Farroupilha
  • 130 unidades para a Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU) (para os fiscalização de rua) e Centro Especializado de Saúde (CES) de Caxias do Sul
  • 10 unidades para médicos do Hospital Pompéia de Caxias do Sul

Segundo Rafael Correa, coordenador do IdeaLab, a capacidade de produção atual da equipe é de 200 unidades a cada 8 horas de trabalho ininterrupto. Esse número pode aumentar em breve, já que estão sendo realizados estudos para aumentar significativamente a produção.

Doações

O grande empecilho à produção, no entanto, é a falta de matéria-prima. A equipe depende de doações de material para continuar produzindo os itens de segurança para quem está na linha de frente da luta contra o Coronavírus.

Os materiais necessários são os seguintes:

• Chapas de acrílico/pet/policarbonato de 2 a 4 mm de espessura
  • Bobinas de pet/acetato com ótima transparência de 0,5 mm de espessura
  • Elástico de 9-10 mm de largura, ou mais

O contato para doações é [email protected].

Sobre o IdeaLab

O IdeaLab é um laboratório de inovação tecnológica baseado no modelo FABLAB criado pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) no ano de 2001. Um FabLab (Fabrication Laboratory – Laboratório de Fabricação) é um ambiente de prototipagem de ideias que abriga as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de novos objetos físicos a partir da criatividade de seus usuários.

O ambiente possibilita o uso de equipamentos de prototipagem rápida, equipamentos eletrônicos como plataformas de desenvolvimento de software (Arduino), sensores, atuadores, componentes eletrônicos em geral, equipamentos de marcenaria, soldagem, mecânica, e etc.

Os usuários do laboratório criam os objetos virtualmente no computador e utilizam os equipamentos de prototipação para criação física destes objetos, permitindo assim que executem toda a cadeia de produção de um protótipo ou objeto: a concepção da ideia, o projeto físico e a fabricação.

Da mesma forma, considerando a vanguarda da tecnologia, os usuários são incentivados e capacitados para que incluam em seus objetos algum tipo de componente eletrônico através de controladores dotados de sensores e atuadores. Desta forma estes laboratórios têm a capacidade de estimular a aprendizagem e o empreendedorismo local.