Início do conteúdo

Campus Farroupilha contra o mosquito da dengue: ajude a evitar problemas


Em praticamente todos os municípios do Rio Grande do Sul, inclusive em Farroupilha, há presença do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Para que não ocorra infestação e nem problemas de saúde na comunidade escolar do IFRS – Campus Farroupilha, a instituição recomenda:

• Utilize repelente;

• Caso veja algum ponto do campus com água parada – local em que o mosquito se reproduz – informe imediatamente a Coord. de Infraestrutura (ou informe na recepção para que o setor seja avisado do problema);

O campus está constantemente monitorando espaços da unidade para evitar qualquer proliferação do mosquito.

Sintomas e prevenção

Os sintomas de dengue incluem febre de início abrupto acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais. A orientação do Ministério da Saúde é para que a população procure a unidade ou serviço de saúde mais próximo de sua residência assim que surgirem os primeiros sintomas.

A prevenção é a melhor forma de combater a doença. Evitar água parada, esvaziar garrafas, não estocar pneus em áreas descobertas, não acumular água em lajes ou calhas, colocar areia nos vasos de planta e cobrir bem tonéis e caixas d’água são algumas iniciativas básicas para evitar a proliferação do mosquito. Todo local de água parada deve ser eliminado, pois é lá que o mosquito transmissor coloca os seus ovos.

Fim do conteúdo