Campus conquista Menção Honrosa na 1ª Olimpíada Nacional Feminina de Química

Luisa (à direita) e a profª Daiane no lab. de química do campus

Química é uma das suas matérias preferidas?

– Agora é uma das minhas preferidas, com certeza!

Assim, feliz com o reconhecimento, a estudante Luísa Zamboni comemora a Menção Honrosa recebida na 1ª Olimpíada Nacional Feminina de Química, a Quimeninas, voltada para estudantes do 9º ano (Ens. Fundamental) e 1º ano (Ens. Médio). O resultado foi divulgado na última semana. A estudante participou da competição, que teve prova on-line no dia 22 de setembro e cobrou 25 questões objetivas das participantes.

“Eu achava que eu iria ter muita dificuldade, pois estava com medo dos conteúdos que a prova poderia cobrar. Fiquei nervosa na hora. Achei uma prova meio difícil, mas ela que cobrou adequadamente os conteúdos que são aprendidos na escola. Terminei a prova mais tranquila, mas achava que eu não iria ganhar nada (risos). Minha professora me mandou mensagem falando da notícia, e eu não acreditei na hora. Depois que caiu a ficha! Fiquei muito feliz!”, comemora Luísa, discente do primeiro ano do Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio. Ela foi inscrita e orientada pela professora de química Daiane Netto.

A docente percebe que a conquista é reflexo do trabalho coletivo da aluna, dos professores e colegas de turma: “Fiquei muito orgulhosa de ver uma das nossas alunas conquistando a Menção Honrosa já no primeiro ano. É uma conquista importante que reflete o talento e a dedicação da Luísa, mas também o compromisso com a educação de qualidade, proporcionada pelos professores que ela teve pelo caminho. Deve-se estender esse reconhecimento também aos colegas da turma pelo apoio e motivação”.

+ Olimpíadas de Química

A Quimeninas fez parte das atividades Programa Nacional de Olimpíadas de Química, que também promoveu a XXII Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul. Alunos das turmas 2º e 4º ano de Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio participaram da primeira fase da olimpíada, em agosto. Quatro estudantes estão classificados e convocados para a segunda fase, que ocorre dia 18 de novembro, em Caxias do Sul. São eles: Yuri Ivan Althaus (2º ano); e Ana Carolina da Silva, Graziele Lopes e Samira Marques (4º ano).

“A participação nas olimpíadas de diversas disciplinas e nas atividades extras são inspiradoras e motivadoras. Os estudantes aprendem a se desafiar, ampliam seus conhecimentos, começam a se preparar para desafios mais complexos no futuro e adquirir novas conquistas. Além de tudo, é um importante estímulo e valorização da ciência e da educação”, completa a professora que também está confiante com os resultados e otimista por uma representação do campus na olimpíada nacional de 2024.