Campus apresenta novo curso técnico subsequente ao Ensino Médio

A partir do próximo Processo Seletivo de ingresso de novos alunos, o IFRS – Campus Farroupilha vai ofertar novo curso: o Técnico em Automação Industrial Subsequente ao Ensino Médio.

A instituição levou em conta a pesquisa de demanda que apontava para esta área, principalmente a partir das empresas e indústrias locais. “O curso atende demanda mão de obra técnica especializada na região em uma área que cresce muito. Também entendemos que nossos alunos que já são formados, nas áreas de eletrônica e eletrotécnica, por exemplo, podem vir procurar uma formação complementar. Ficamos muito felizes em oferecer um novo curso à comunidade. Teremos mais profissionais formados no campus atuando em indústrias e mercado de trabalho da região ou do país”, acrescenta Patrick Farias, diretor de Ensino do campus.

O curso também atende a um dos princípios norteadores dos institutos federais, que é verticalização, ou seja, áreas afins em diversos níveis. Atualmente, portanto, o IFRS – Campus Farroupilha oferta o curso de Eletromecânica (integrado ao Ensino Médio), Automação Industrial (subsequente ao Ensino Médio) e a Engenharia de Controle e Automação.

Conheça a área da Automação Industrial e o perfil do profissional formado no curso:

• Área de Atuação: Indústrias com linhas de produção automatizadas, empresas integradoras de sistemas de automação industrial, fabricantes de máquinas, componentes e equipamentos com níveis de automação, eletrônica e controle, como também na prestação de serviços relacionados à área de tecnologia.

• Perfil do Egresso: O Técnico em Automação Industrial realiza integração e manutenção e projetos de sistemas de automação e controle, propõe, planeja e executa instalação de equipamentos de automação e sistemas automáticos,  emprega programas de computação e redes industriais no controle  e supervisão da produção, realiza medições, testes e calibrações de equipamentos elétricos e eletrônicos.