Início do conteúdo

Autismo | Napne promove eventos no dia 02 de abril


Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) promove duas atividades no dia 02 de abril de 2024.

Os eventos tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a comunidade acadêmica e também a comunidade externa a respeito do autismo.

  • Roda de conversa: com início às 14h, na sala 206, o Napne promove a roda de conversa “Autismo na Escola: o que eu tenho a ver com isso?“, aberta a todos os servidores do campus. O núcleo solicita que pelo menos um servidor de cada setor do campus participe da atividade.

  • Palestra: já às 19h, no Auditório do campus, ocorre a palestra “Vamos falar sobre Autismo“, promovida pelo Napne em conjunto com o Movimento Orgulho Autista Brasil (Moab). O evento é aberto ao público em geral. A palestra também poderá ser acompanhada via YouTube (clique aqui).

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Criado em 2007 pela ONU, o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo é celebrado no dia 2 de abril. O objetivo da data é promover conhecimento sobre o espectro autista, bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas. O autismo é um transtorno neurodesenvolvimento que pode caracterizar desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social.

Dada a larga variação de características e os diferentes graus de necessidade de suporte, o autismo foi classificado como um espectro em 2013, pela American Psychiatric Association. Os suportes terapêuticos podem promover mais autonomia e qualidade de vida à pessoa autista e podem ser realizados por equipes multidisciplinares, integradas por diversos profissionais.

Pais e cuidadores também precisam receber orientações adequadas e os ambientes devem ser acessíveis, inclusivos e acolhedores à pessoa autista. O diagnóstico oportuno de TEA e encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível, pode levar a melhores resultados a longo prazo.

Fim do conteúdo