[APNPs] Nova oportunidade para estudantes solicitarem auxílio inclusão digital

Estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) inscritos nas atividades pedagógicas não presenciais (APNPs) têm uma nova oportunidade para solicitar auxílio inclusão digital. Foi publicado nesta sexta-feira, 25 de setembro de 2020, um edital complementar (Edital nº 044/2020). As inscrições estão abertas de 25 de setembro a 02 de outubro de 2020.

O objetivo é possibilitar aos alunos acesso à internet e a equipamentos tecnológicos para acompanhar as APNPs. O principal critério para a concessão do auxílio será a renda familiar per capita, conforme detalhamento do Edital nº 44/2020.

As inscrições ocorrem por meio de um formulário on-line, cujo link está disponível no Edital. Para o preenchimento do formulário, são solicitadas informações e dados bancários do estudante, para o caso de o candidato ser contemplado com o auxílio financeiro.

Atenção: Os estudantes contemplados em uma das modalidades do Edital 042/2020 que necessitem de auxílio inclusão digital somente poderão se inscrever na modalidade em que não foram contemplados.

Modalidades de auxílio:

No Edital 44/2020, o IFRS oferta duas modalidades de auxílio: uma destinada para o acesso à internet e outra para o acesso a equipamentos. Se necessário, o estudante poderá ser contemplado nas duas modalidades.

1) Acesso à internet – essa modalidade prevê duas possibilidades de auxílio:

• a) a entrega ao estudante de um chip com pacote de dados para acesso à internet (Programa Alunos Conectados);
  • b) a destinação de recursos financeiros para aquisição de plano de internet ou de dados móveis (Auxílio financeiro do IFRS). O valor mensal por estudante contemplado será de pelo menos R$ 80,00 (oitenta reais) – podendo variar conforme disponibilidade orçamentária.
  • A definição ocorrerá após a análise do quantitativo de solicitações e da disponibilidade orçamentária.

2) Acesso a equipamento – nessa modalidade, o estudante receberá, a título de empréstimo, um tablet com entrada para chip de rede móvel.

> Confira todas as informações no Edital nº 44/2020. Se ainda tiver dúvidas, entre em contato com a Assistência Estudantil do seu campus ou envie e-mail para [email protected].