Aplicativo mobile a usuários de ônibus urbano chega a Farroupilha com projeto coletivo

O esforço coletivo possibilitou uma novidade para Farroupilha: todos os usuários de ônibus urbano do município podem ter na palma da mão os horários dos transportes, previsões de chegada e saída, itinerários, roteiros, entre outras funções úteis. Tudo isso é resultado do projeto By Bus, apresentado à comunidade na noite de terça-feira, dia 13 de março de 2018, na Prefeitura Municipal. No evento, estavam presentes a ONG Caravan Studios, idealizadora da ação, e as entidades parceiras, como o IFRS – Campus Farroupilha, Biblioteca Pública Olavo Bilac, Secretaria Municipal de Educação e Bento Transportes.

Por meio do APP Transit (disponível para iOS e Android), o passageiro terá um conjunto de informações do transporte público e como planejar suas rotas na cidade. Farroupilha é a primeira cidade do Brasil a estar no Transit, aplicativo presente em diversos países.

“É o resultado de uma parceria com pessoas que tem vontade em fazer algo pela sua sociedade”, comenta Ricky Abisla, portifolio manager da Caravan Studios.

O campus participou da ação com 28 alunos e servidores voluntários, que, em dezembro de 2017, mapearam e coletaram dados das paradas de ônibus da cidade, rotas, horários etc. As informações foram compiladas pela empresa americana Trillium, para que rodassem no aplicativo Transit.

O professor Felipe Martin Sampaio, coordenador do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, destaca a importância da experiência e do contato que os alunos tiveram com tecnologias diferentes, como o gerenciamento de dados no formato GTFS (General Transit Feed Specification):

“Os voluntários participaram com interesse e dedicação em todas as etapas, demonstrando uma incrível cooperação para tocar em frente o projeto. Acho que estamos, cada vez mais, cumprindo nossa missão de contribuir com os setores públicos e privados locais, nos inserindo cada vez mais como um ator importante para o desenvolvimento do município.”

Projeto ByBus

O ByBus teve início, em Farroupilha, a partir da parceria entre a ONG norte-americana Caravan Studios e a Biblioteca Pública Olavo Bilac. O foco da ONG são APPs de demandas oriundas da comunidade. A biblioteca local colocou temas em votação, ano passado, e o desenvolvimento de um APP para os usuários do transporte coletivo do município foi o eleito.

[Matéria publicada dia 14/03/2018 – IFRS Campus Farroupilha – [email protected]]