Alunos do IFRS podem estudar em outros países por período determinado

Ter a possibilidade de estudar fora do Brasil, vivenciar uma nova cultura, conhecer pessoas de diferentes partes do mundo e poder trocar conhecimento. Alunos de diferentes campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), tiveram essa experiência em lugares como Canadá, Estados Unidos, Noruega e Portugal, através da mobilidade internacional estudantil.

A Ana Lara, do Campus Ibirubá, cursou um semestre de engenharia no Canadá. O Carlos do Campus Viamão, a Betina, a Luana, o Lucas, a Rachel, a Thaíse e a Yolanda do Campus Erechim estudaram um período em Portugal. A Kelly do Campus Porto Alegre, o Fernando e o Rafael do Campus Farroupilha, o Eyji do Campus Caxias do Sul e a Rafaela do Campus Erechim, também tiveram essa vivência internacional em países como Noruega, Canadá e Estados Unidos.

Para participar de programas como esses, os estudantes do Instituto devem ficar atentos às vagas que são divulgadas no site e nas Redes Sociais do IFRS, por meio de editais específicos para submissão de candidatura nos programas com os quais a instituição possui parcerias. Os editais possuem critérios próprios e variam conforme o convênio.

Assessoria de Assuntos Internacionais

Essas oportunidades ocorrem através da Assessoria de Assuntos Internacionais, um setor que busca viabilizar acordos com instituições de ensino e pesquisa estrangeiras para promover e apoiar a ida de estudantes (e servidores) para intercâmbios no exterior. Isso possibilita que os alunos realizem atividades (semestre ou outro período determinado) em uma instituição de ensino de outro país.

Para além disso, a Assessoria auxilia os campi na elaboração de acordos visando a mobilidade internacional, a realização de estágios, promove editais para mobilidade estudantil com instituições parceiras, divulga oportunidades externas e também efetua ações voltadas para os estrangeiros, como cursos e provas de avaliação da língua portuguesa.

Mais informações na página da Assessoria Internacional.

E-mail: [email protected]