Alunos do Campus Farroupilha desenvolvem projeto para recolhimento de óleo de cozinha

Estudantes da disciplina de Gestão de Projetos, do 6º. semestre do Curso Superior de Tecnologia em Processo Gerenciais, criaram um projeto de conscientização sobre o descarte do óleo de cozinha. A ação busca disponibilizar pontos de recolhimento de óleo de cozinha na cidade, principalmente em escolas.

O projeto “Reutilizando Recursos Transformando o Futuro” iniciou suas atividades no último dia 20 de outubro e tem como objetivo ampliar o comprometimento da comunidade farroupilhense em prol do desenvolvimento social, econômico e ambiental. Todo o valor arrecadado com a venda desse do óleo recolhido será utilizado pelas instituição de ensino onde os pontos estão instalados.

As ações do projeto foram planejadas para ocorrem em conjunto com escolas do município pois, segundo os integrantes do projeto, é na escola que se constrói a cidadania. Com isso o projeto busca incentivar as futuras gerações a realizar o descarte correto de resíduos.

Como pontos de coleta cinco escolas foram selecionadas: Escola Municipal 1º de Maio, Escola Municipal Ângelo Chiele, Escola Municipal Ilza Molina Martins, Escola Municipal Presidente Dutra e Escola Municipal de Educação Infantil dos Anjos – São José. A seleção das escolas se deu prioritariamente por estas já possuírem algum tipo de projeto relacionado à coleta de resíduos.

Cada aluno destas escolas receberá uma garrafa pet com a identificação do projeto. Quando a garrafa estiver cheia, o aluno leva até a escola e despeja o óleo no ponto de coleta. Ao final de cada mês o óleo, então, é recolhido por uma empresa especializada. O valor arrecadado pela venda do resíduo fica para a escola investir em suas necessidades.

O grupo procura patrocínios e parcerias para que o projeto continue em atividade após o término do semestre, uma vez que a geração deste tipo de resíduo é contínua e sua coleta pode gerar inúmeros benefícios tanto para as escolas quanto para o meio ambiente.

A comunidade em geral pode participar do projeto procurando os pontos de coleta para descartar seu óleo usado, entregando o mesmo em garrafas pet. Outras formas de ajudar e mais informações podem ser obtidas no Instagram e página no Facebook do projeto.

O Projeto na mídia