Início do conteúdo

Alunos do Campus Farroupilha conquistam mais de vinte prêmios em competições de matemática


O IFRS – Campus Farroupilha conquistou 23 prêmios em competições de matemática que divulgaram seus resultados recentemente.

Na Olimpíada Canguru de Matemática 2022 o campus obteve uma medalha de prata, três medalhas de bronze e duas menções honrosas. Já na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2022) foram uma medalha de prata e 16 menções honrosas. Os alunos premiados fazem parte dos cursos técnicos integrados ao ensino médio da instituição.

Confira a lista de premiados:

Olimpíada Canguru 2022

ENZO DANIEL ZARDO – Prata

ARTHUR FARIAS ZANETI – Bronze

DAVI DE MATOS KUCHNER DA SILVA – Bronze

EDUARDO ERNESTO PICCOLI – Bronze

ARTHUR ROCHA – Menção Honrosa

PIETRO DE OLIVEIRA BORTOLINI – Menção Honrosa

OBMEP 2022

Medalha de Prata: ARTHUR FARIAS ZANETI

Menções Honrosas:

ALYSSON DEETER

ARTHUR COLOGNESES BUSETTI

DAVI DE MATOS KUCHNER DA SILVA

DEIVID MULLER MACHADO

DIOGO CERENTINI

EDUARDO ERNESTO PICCOLI

ENZO DANIEL ZARDO

FILIPE GHENO

IASMIN DE LIMA DE OLIVEIRA

LUIS GUSTAVO BURLANI

MATEUS MATANA

MIGUEL FREITAS DA ROSA

MIKAEL FERNANDES MOREIRA

PEDRO HENRIQUE DAVID ZAZYKI

PIERRE CHAVES DA SILVA

PIETRO DE OLIVEIRA BORTOLINI

 

Sobre a Obmep

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – Obmep é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação – MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações– MCTI.

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, seu público-alvo é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio.

Em 2022 o campus Farroupilha teve 19 vagas para alunos classificados para a segunda fase da OBMEP, dos quais 17 foram premiados.

Os alunos premiados na OBMEP serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica da OBMEP, que ocorre no próprio campus Farroupilha desde 2019. Este programa  é composto de encontros quinzenais onde os alunos estudam conteúdos específicos de Matemática e se preparam para as olimpíadas. Em 2022, os professores que participaram do programa foram Vinícius Weide Rodrigues, Ruana Maíra Schneider e Emanuel Orlandi. Todos tiveram alunos premiados em suas turmas.

 

Sobre o Concurso Canguru de Matemática

O Concurso Canguru de Matemática é uma competição anual internacional destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio. Esta é a quarta participação do campus nesta olimpíada, que classifica os alunos premiados de acordo com as pontuações obtidas internamente em cada país.

Originada na França, a competição é administrada globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières – AKSF).

O Concurso Canguru de Matemática é a maior competição de Matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano em mais de 80 países.

 

Fim do conteúdo