Alunos do Campus Farroupilha conquistam mais de vinte prêmios em competições de matemática

O IFRS – Campus Farroupilha conquistou 23 prêmios em competições de matemática que divulgaram seus resultados recentemente.

Na Olimpíada Canguru de Matemática 2022 o campus obteve uma medalha de prata, três medalhas de bronze e duas menções honrosas. Já na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2022) foram uma medalha de prata e 16 menções honrosas. Os alunos premiados fazem parte dos cursos técnicos integrados ao ensino médio da instituição.

Confira a lista de premiados:

Olimpíada Canguru 2022

PIERRE CHAVES DA SILVA

PIETRO DE OLIVEIRA BORTOLINI

Sobre a Obmep

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – Obmep é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação – MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações– MCTI.

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, seu público-alvo é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio.

Em 2022 o campus Farroupilha teve 19 vagas para alunos classificados para a segunda fase da OBMEP, dos quais 17 foram premiados.

Os alunos premiados na OBMEP serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica da OBMEP, que ocorre no próprio campus Farroupilha desde 2019. Este programa  é composto de encontros quinzenais onde os alunos estudam conteúdos específicos de Matemática e se preparam para as olimpíadas. Em 2022, os professores que participaram do programa foram Vinícius Weide Rodrigues, Ruana Maíra Schneider e Emanuel Orlandi. Todos tiveram alunos premiados em suas turmas.

Sobre o Concurso Canguru de Matemática

O Concurso Canguru de Matemática é uma competição anual internacional destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio. Esta é a quarta participação do campus nesta olimpíada, que classifica os alunos premiados de acordo com as pontuações obtidas internamente em cada país.

Originada na França, a competição é administrada globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières – AKSF).

O Concurso Canguru de Matemática é a maior competição de Matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano em mais de 80 países.