Alunos da Engenharia de Controle e Automação colocam conhecimentos em prática em torneio de robôs autônomos

Testa a bateria 9V, alinha aqui e ali… após um semestre de montagem, é hora de colocar os carrinhos para funcionar. Na manhã desta quarta-feira, dia 13 de julho de 2022, orientados pelos professores Rafael Corrêa e André Pacheco Meurer, da Engenharia de Controle e Automação, os estudantes do primeiro semestre do curso participaram do 1º Torneio de Robôs de Estacionamento Automático do IFRS – Campus Farroupilha.

Após meses desenhando, programando e montando um robô autônomo, a ideia era que o veículo se posicionasse sozinho em uma vaga de estacionamento. O robô teria de entrar na vaga de três maneiras: de frente, de ré e fazendo a baliza. A iniciativa fez parte das disciplinas de Desenho Técnico para Automação e de Introdução à Engenharia de Controle de Automação.

“A atividade foi pensada pra trazer mais do mundo da automação, da eletrônica digital, da programação para os alunos desde o início do curso. Todo mundo gosta de mexer com robótica educacional, e eles estão montando robôs que tem rodas, motores, micro-controladores para controlar velocidades e sentidos. O carrinho é autônomo, tem de fazer sozinho as manobras, então o carrinho tem uma inteligência. Desenvolvendo essas habilidades, motiva os estudantes e, ao mesmo tempo, traz desafios, e o aprendizados se torna mais prazeroso”, explica Rafael.

Para a montagem, os alunos tiveram acesso à materiais do IdeaLab – Laboratório de Fabricação Digital do campus.

De acordo a com a estudante Maria Eduarda Pandini Valduga, ter tido contato com o desenvolvimento do seu robô, em um momento com bastante disciplinas teóricas no curso, foi positivo, tanto pela prática como pela integração com colegas: “É legal que, apesar de serem poucas equipes participando, a gente fica junto e troca ideias. Eu e minha dupla nos dividimos: um cuidava mais da programação e outro mais de modelagem e desenho e ficou boa a divisão”.

Para 2023

O torneio, inicialmente, havia sido planejado pra ocorrer em 2020, porém, segundo Rafael, como há muita prática que envolve integração de disciplinas presenciais, acabou que a ação foi cancelada. Devido à algumas restrições em relação à pandemia e para evitar aglomerações, este ano o torneio foi apenas interno. A ideia é convidar outras instituições de ensino para participarem em 2023.