Aluno do Campus Farroupilha é destaque no 15° Congresso Brasileiro de Polímeros

Herik Grillo Brogliato, aluno do curso de Engenharia Mecânica e bolsista do Laboratório de Impressão 3D do IFRS – Campus Farroupilha,  recebeu o Destaque Científico na categoria Graduação no 15° Congresso Brasileiro de Polímeros (CBPol), dentre os 1100 trabalhos apresentados.

A pesquisa, orientada pelo professor Douglas Simon, trata do desenvolvimento de metamateriais para resistência ao impacto por impressão 3D. Herik explicou que metamateriais são objetos no qual é possível alterar as propriedades variando a geometria. Um exemplo é a mola, que é flexível, mesmo sendo feita de aço duro. O projeto altera a geometria de peças impressas nas impressoras do Campus Farroupilha e obtém alteração de flexibilidade ou resistência à impacto.

Esta tecnologia pode ser empregada em veículos para reduzir o dano em caso de colisão ou em coletes a prova de bala, para aumentar a proteção do policial.

A pesquisa que rendeu destaque no evento já chamou a atenção de pesquisadores da Marinha e da Aeronáutica Brasileira, que procuraram o pesquisador durante o Congresso, além de um prêmio de 150 euros e a divulgação da pesquisa no periódico científico internacional Macromolecular Journal, que fará a inclusão do trabalho numa edição futura.

Sobre o CBPol

O Congresso Brasileiro de Polímeros, CBPol, é o maior fórum brasileiro de ciência e tecnologia de polímeros. Promovido pela Associação Brasileira de Polímeros, ABPol, que completou 30 anos em 2018, o CBPol é um evento bianual que ocorre desde 1991 e que atrai cerca de 1000 participantes por evento. Em 2019, o 15° CBPol foi realizado em Bento Gonçalves-RS, na Serra Gaúcha, entre os dias 27 e 31 de outubro. O evento deste ano contou com a participação de 3 docentes e 9 alunos do Campus Farroupilha, apresentando trabalhos e discutindo os rumos da pesquisa em polímeros no Brasil.