Projeto Centro de Referência em Tecnologia Assistiva do IFRS seleciona bolsistas

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) abre seleção de bolsistas no Projeto Centro de Referência em Tecnologia Assistiva. São 24 vagas de diversas áreas para estudantes e servidores do IFRS. As inscrições vão até 10 de fevereiro.

O quadro de vagas, atividades previstas e locais de atuação (Centro Tecnológico de Acessibilidade em Bento Gonçalves, Campus Farroupilha ou Campus Porto Alegre) estão especificados no Edital.

A iniciativa

O Projeto Centro de Referência em Tecnologia Assistiva é financiado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação. A ideia é atender demandas da Rede Federal e disseminar os conhecimentos sobre o uso e o desenvolvimento de tecnologia assistiva (TA). Segundo a Assessora de Ações Afirmativas, Inclusivas e Diversidade do IFRS, Andréa Poletto Sonza, o norte do projeto são: o conceito de TA estabelecido na Lei Brasileira da Inclusão da Pessoa com Deficiência – LBI (Lei 13.146/15) e as experiências do Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA) do IFRS na pesquisa, elaboração e legitimação de artefatos e serviços que tornam a vida da pessoa com deficiência mais autônoma e independente.

As atividades estão previstas para início em 03 de março e se encerram em 31 de dezembro de 2020.