Início do conteúdo

[DICAS DA BIBI] Literatura e História do Rio Grande do Sul


Olá Bibetis, tudo bem? Como todo mundo sabe esse mês é de comemoração para a gauchada de nossa querência. Como também faço parte dessa tradição quero mostrar pra vocês que nossa biblioteca tem variedade literária sobre esse tema!

Separei uma saga bem interessante que se chama A Casa das Sete Mulheres, da grande escritora porto alegrense Leticia Wierzchowski. Como o próprio nome da saga já diz, o primeiro livro se chama A Casa das Sete Mulheres, que é um envolvente romance histórico sobre a Revolução Farroupilha e sete mulheres da família de Bento Gonçalves, comandante das tropas revolucionárias. O líder do movimento isolou as mulheres de sua família em uma estância afastada das áreas em conflito, com o propósito de protegê-las. A guerra que se esperava curta começou a se prolongar. E a vida daquelas sete mulheres confinadas na solidão do pampa começou a se transformar…

O segundo livro da saga é Um Farol no Pampa. Nesse romance a autora aborda um episódio marcante da história brasileira, a Guerra do Paraguai, tendo como fio condutor o amor entre dois primos: Matias e Inácia. Matias e seu filho, Antonio, levam o leitor por uma viagem pela história da família do líder Bento Gonçalves. Antonio resolve deixar o Rio de Janeiro a fim de tomar posse da herança de seu pai após sua morte. Com isso, “Um Farol no Pampa” traz de volta as personagens de “A Casa das Sete Mulheres” e seus herdeiros enfrentando mais uma guerra, com vozes e épocas diferentes.

E o último livro se chama Travessia. Esse livro trata da história de Giuseppe Garibaldi, que aparece inicialmente como o amor de Manuela, a filha do General Bento Gonçalves. Afastado da moça por ela estar prometida em casamento a um primo, Giuseppe parte e acaba encontrando Anita, uma jovem encantadora. O romance antes narrado por mulheres recebe, neste volume, a perspectiva de Giuseppe, que narra uma história carregada de emoções.

Mas a nossa biblioteca não possui somente romances a respeito do tema. Caso você queira saber mais sobre que a história do Rio Grande do Sul você acha por aqui o livro Rio Grande de São Pedro, Povoamento e Conquista, do autor General João Borges Fortes. Neste livro ele conta como ocorreu a conquista e o povoamento do nosso estado, constituindo-se, assim em um amplo repositório da tese lusitanista da historiografia sul-rio-grandense.

Por hoje é só pessoal! Espero que tenham gostado e mês que vem tem mais! Um beijão da Bibi!

Fim do conteúdo