Início do conteúdo

Disciplina e projeto do campus na área de Educação Física são temas em e-book


A proposta pedagógica da disciplina de Educação Física dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e o projeto de Ensino “Bora pra quadra?!” do IFRS – Campus Farroupilha são temas em capítulo no e-book Educação, Diversidade e Saberes em Movimento: Interseccionalidades, Práticas e Resistências (Editora Ceeinter). Lançado recentemente, a coletânea digital reúne produções acadêmicas dedicadas a refletir sobre educação, diversidade, práticas pedagógicas e transformações sociais.

O texto “Olimpismo no Ensino Médio Integrado: uma proposta dos esportes como promotores de valores humanos”, presente na obra, é de autoria do professor de Educação Física do campus, Lucas Souza Santos, em parceria das bolsistas do Sara Mello e Andréia Pasa e da professora Janaina Andretta Dieder (Ufrgs).

De acordo com o docente, o capítulo apresenta uma proposta pedagógica inspirada nos princípios do olimpismo e que utiliza os esportes como ferramenta para fortalecer valores humanos no contexto do Ensino Médio Integrado: “A abordagem rompe com visões restritas do esporte voltadas apenas ao rendimento e à competição, evidenciando seu potencial para promover solidariedade, respeito, cooperação, inclusão e convivência democrática. Trata-se de uma perspectiva humanista, alinhada à formação integral e cidadã dos estudantes”, explica Lucas.

A proposta, implementada no campus por meio da disciplina de Educação Física e do projeto “Bora pra quadra?!” já teve seus resultados parciais apresentados em eventos institucionais, como o PEnsE – 11ª Jornada Científica, Tecnológica e Cultural do IFRS – Campus Farroupilha e o 10º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS. Para 2026, a equipe prevê o aprofundamento das investigações com o início de um projeto de pesquisa articulado ao mesmo tema.

“A publicação do capítulo no ebook reforça o compromisso da disciplina de Educação Física com a produção de conhecimento e com o desenvolvimento de práticas pedagógicas que integram esporte, educação e valores humanos”, completa o docente.

Fim do conteúdo