Início do conteúdo

Estudantes do Ensino Médio Integrado conquistam medalha na Olimpíada Nacional Feminina de Química – Quimeninas 2025


As alunas Amanda Poletto e Gabriela Eduarda Santos Vaz, do 2º ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, conquistaram medalhas de bronze do IFRS – Campus Farroupilha na 3ª edição da Olimpíada Nacional Feminina de Química (Quimeninas). Já as estudantes Ana Clara Soares e Samara Romagna, do 1º ano do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, receberam menções honrosas pelo desempenho alcançado.

A prova ocorreu em setembro, e o resultado foi divulgado neste mês. A iniciativa incentiva meninas  do 9º ano do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio a se aproximarem da ciência e da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ).

A professora Elisangela Caldas Barbosa, responsável pela orientação e inscrição das participantes, destacou a importância da iniciativa para incentivar a presença feminina na área:
“Desejamos que experiências como esta aproximem cada vez mais as meninas das Ciências Exatas e da Terra, abrindo portas para novas descobertas e oportunidades. Parabenizamos todas as meninas que participaram da Quimeninas e, em especial, as medalhistas, que se destacaram nesta edição.”

Sobre a Quimeninas

A Quimeninas é uma olimpíada nacional online e gratuita e busca estimular talentos, promover representatividade e reduzir desigualdades de gênero nas Ciências Exatas e Naturais. A ideia é oferecer um espaço de aprendizado, troca de experiências e incentivo ao raciocínio científico. As medalhistas são automaticamente classificadas para a Modalidade A da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) 2026.

Fim do conteúdo