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Projeto de Pedagogia promoveu formação com foco na literatura afro-brasileira e contação de histórias
O projeto Laboratório de Contação de Histórias: Obras de Literatura Afro-Brasileira, desenvolvido ao longo de 2025 no IFRS – Campus Farroupilha, oportunizou aos estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia e interessados, como discentes dos cursos integrados ao Ensino Médio, vivências práticas de formação docente voltadas à valorização da diversidade e da cultura afro-brasileira por meio da arte de contar histórias.
“A literatura afro-brasileira foi a protagonista deste ano. Defendemos que o texto literário, quando planejado pedagogicamente, contribui para uma formação humana, sensível e cidadã”, reforça a professora Caroline.
Idealizado pela professora Caroline de Morais e coordenado, atualmente, pela docente Daniela de Campos, o projeto está em sua quarta edição busca qualificar a formação literária dos futuros pedagogos, instrumentalizando-os para o uso de obras de temática afro-brasileira em sala de aula. A iniciativa busca fortalecer a prática pedagógica e o cumprimento da Lei nº 10.639/2003, que inclui o ensino da história e cultura afro-brasileira nos currículos escolares.
A bolsista Luísa Fernandes Zanotto, que participa do projeto há três anos, destacou o impacto da iniciativa: “Presenciei o poder da literatura e da arte de contar histórias. Incentivamos os futuros pedagogos a acreditar na capacidade de transformação que as obras literárias e o hábito da leitura possuem.”
Durante o ano, foram realizados cinco encontros no formato de oficinas na Brinquedoteca, cada um com a contação de uma obra diferente e a criação de ferramentas pedagógicas específicas. Entre os livros trabalhados estiveram Flávia e o bolo de chocolate (Miriam Leitão), Enquanto o almoço não fica pronto… (Sonia Rosa), A menina que abraça o vento (Fernanda Paraguassu) e A cor da vida (Semíramis Paterno). Os recursos utilizados variaram entre fantoches, livros sanfona, maletas e cartolas contadoras de histórias, com o intuito de tornar o texto literário uma experiência viva e sensível.
O estudante Pedro Henrique Lima Depelegrin ressaltou a importância da experiência prática: “A oportunidade de ser bolsista deste projeto que me abriu muitas portas, me ensinou sobre a importância da contação de histórias no aprendizado e me trouxe amizades que levarei para toda a vida. Acredito que cada ferramenta criada pôde transmitir nossa essência e ajudar os licenciandos em suas trajetórias.”
Para a bolsista Ana Lara Silvestri, ressalta a gratidão por participar da ação: “sinto-me profundamente grata por todos os ensinamentos adquiridos, pelas amizades construídas e pela pessoa que me tornei, uma vez que sou reflexo das ações desenvolvidas por este projeto no âmbito sociocultural e educacional dos participantes.”



