Geral
Estudantes do IFRS – Campus Farroupilha são indicados à fase global de hackathon internacional da NASA
Cinco estudantes do segundo ano do Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFRS – Campus Farroupilha estão classificados como “Indicados Globais”, conquista na etapa local do NASA International Space Apps Challenge, considerado um dos maiores hackathons de inovação e exploração espacial do mundo. O evento ocorreu nos 4 e 5 de outubro de 2025, no espaço Conexo, da empresa Randon, em Caxias do Sul, reunindo cerca de 140 participantes em uma maratona de dois dias voltada ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para desafios propostos pela NASA.
A equipe dos estudantes do campus, a SPOTS+, que é formada pelos estudantes Augusto Cezar Tartarotti Tomazini, Davi Oliz, Gabriela Eduarda Santos Vaz, Julia da Silva Dip e Nicolas Peres da Silva, conquistou o resultado que reconhece o destaque do grupo entre os projetos apresentados na etapa local e os habilita a concorrer ao nível de finalistas e vencedores globais.
Durante o hackathon, a equipe desenvolveu o projeto Demeter, um aplicativo voltado a auxiliar pequenos produtores rurais no monitoramento da qualidade do ar e na melhoria das condições de cultivo. O app proposto apresenta dados ambientais de forma simplificada e acessível, oferecendo sugestões práticas para otimizar o manejo agrícola — uma solução voltada especialmente a produtores com baixo letramento digital. Todo o desenvolvimento e a apresentação do pitch final ocorreram ao longo do fim de semana do evento.
Com a classificação, o projeto passará agora por avaliação da Nasa e parceiros. Caso aprovados, os estudantes poderão participar da etapa final internacional.
A equipe SPOTS+ contou com o apoio e incentivo dos professores Ricardo Manfredini e Fabieli De Conti. Para a estudante Gabriela Eduarda Santos Vaz, a experiência foi transformadora:
“A vivência foi engrandecedora e edificante. Trabalhamos bem em grupo e nos desafiamos a utilizar nossos conhecimentos e a adquirir novos”, destacou.
Com o reconhecimento de Indicados Globais, os estudantes do Campus Farroupilha seguem representando o IFRS na competição internacional de inovação e ciência aberta promovida pela NASA.
NASA International Space Apps Challenge
Criado em 2012 pela NASA, o Space Apps Challenge já envolveu mais de 220 mil participantes em 185 países, promovendo o uso de dados abertos da agência espacial e de parceiros internacionais para criar soluções inovadoras e de código aberto em temas como Terra, clima, oceanos, vida e exploração espacial.
MAIS
- Os membro da equipe, neste ano, também conquistaram a medalha de bronze a Olimpíada Brasileira de Tecnologia. Confira!