Início do conteúdo

Projeto de Ensino do campus promove palestras sobre meteorologia e mudanças climáticas no dia 13 de agosto


Projeto do IFRS – Campus Farroupilha realizará, no dia 13 de agosto, duas palestras voltadas a estudantes, com foco em fenômenos meteorológicos, mudanças climáticas e seus impactos sociais, políticos e econômicos. As atividades fazem parte do Projeto de Ensino “Conectando Saberes através da Abordagem STEAM* nos Cursos Técnicos Integrados do IFRS – Campus Farroupilha”, coordenado pela professora Elisangela Muncinelli Caldas Barbosa, em parceria dos docente Alexandre Buhler (Física) e Cleci Silveira (Sociologia).

As palestras serão conduzidas por professoras convidadas da Faculdade de Meteorologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel): Débora de Souza SimõesEliana Veleda Klering.

Confira a programação:

  • 13h30 às 16hFenômenos meteorológicos extremos e suas interações com questões socioambientais, políticas e econômicas – teorias e práticas
    Serão apresentados sistemas de coleta de dados, órgãos gerenciadores de informações meteorológicas e modelos de previsão. Também haverá relatos sobre projetos como o SOMA-Mirim (Sistema de Observação e Monitoramento Ambiental da Lagoa Mirim) e o GEPABIOH (Grupo de Estudos em Poluição Atmosférica e Biometeorologia Humana), além da análise de eventos climáticos recentes e experiências na sala de situação em 2024.

  • 19h às 21hClima, Dados e Sociedade: A Meteorologia em Diálogo com os Desafios Contemporâneos
    Discussão sobre dados do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) e de outros organismos nacionais e internacionais, abordando diagnósticos do clima atual, projeções futuras e possíveis impactos para diferentes áreas do conhecimento e formações profissionais.

O evento é destinado ao público interno: no turno da tarde, aos alunos dos cursos de Ensino Médio Integrado; e à noite, aos estudantes da graduação. Não é necessário realizar inscrição.

As reflexões propostas nas palestras buscam responder à pergunta norteadora do projeto: “Fenômenos meteorológicos extremos: como nos prepararmos para os desafios de um novo regime climático?”

. . .

STEAM significa Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics. Em português, Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

Fim do conteúdo