Encontro Conexão reúne 75 alunos e professores em Porto Alegre com foco em matemática

Com o objetivo fortalecer o desenvolvimento acadêmico e promover a integração entre os participantes de diversos municípios do Estado, ocorreu nos dias 28 e 29 de setembro a 9ª Conexão, em Porto Alegre. O evento reuniu 75 alunos e professores do Programa de Iniciação Científica da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (PIC – Obmep) e projetos semelhantes voltados para o estudo, aprofundamento e preparação para a Obmep.

De Farroupilha, participaram membros do projeto de extensão PIC do IFRS – Campus Farroupilha, como os professores Ruana Schneider (coordenadora), Felipe Augusto Alves de Oliveira e Mateus Matana (estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e que atua como professor no projeto), além de oito alunos de ensino fundamental e ensino médio (participantes do projeto de diversas instituições de ensino).

A programação do evento, que contou com docentes e alunos da Serra Gaúcha, Grande Porto Alegre, Pelotas e Vale do Taquari, teve palestras ministradas por professores convidados e atividades de integração, como torneio de jogos de raciocínio e atividades em grupo. A integração entre os alunos nestas atividades foi um dos pontos altos do evento, de acordo com a professora Ruana, além da aproximação entre as diferentes instituições envolvidas na organização e participantes e o incentivo à curiosidade científica.

A realização do Conexão, evento que é gratuito, ocorre por meio da parceria entre os campi Bento Gonçalves, Canoas e Farroupilha do IFRS, juntamente com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Para conferir mais sobre o Conexão e suas edições anteriores:  https://matematica.canoas.ifrs.edu.br/olimpíadas/conexão

(Fotos: Arquivo Pessoal/Ruana Schneider)