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Extensão | Projetos com professores municipais tiveram início nessa semana


O IFRS – Campus Farroupilha e a rede municipal de educação promovem anualmente ações de formação continuada aos docentes das escolas da cidade. Nesta semana, quatro projetos de extensão dentro desse viés tiveram início e ocorrerão ao longo do ano:

• Projeto “Forma-Ação: trajetórias docentes em construção”, coordenado pela a pedagoga do campus, Graciele Rosa da Costa Soares, o projeto promove oficinas para professores de Berçário II e Maternal II e formação sobre Educação Étnico-Racial para professores do 2º ano do fundamental, com a parceria do historiador e servidor do IFRS, Marcos Peccin.

• Projeto “Educando para a Paz: prevenção e promoção da saúde no contexto educacional através da técnicas do Yoga”, com o professor do campus Alexandre Ribeiro, para servidores da rede municipal e do IFRS, na Escola Oscar Bertholdo.

• Projeto “Formação continuada para professores de 1º ano da rede municipal de Farroupilha/RS”,  com a técnica em assuntos educacionais do campus, Simone Weide Luiz;

• Projeto “Capacitação de professores dos quintos anos do ensino fundamental da rede pública do município de Farroupilha – Robótica educacional e suas possibilidades”, com o docente do campus Rafael Corrêa.

De acordo com a coordenadora de Extensão do IFRS – Campus Farroupilha, Michele Franco, essas ações caracterizam muito bem o fazer extensionista da instituição, pois atende as diretrizes da política da Extensão no IFRS e desde a concepção das propostas houve diálogo entre os servidores do IFRS, que estão coordenando as ações, e a Secretaria Municipal de Educação: “as ações terão um grande alcance, pois irão atender estudantes e docentes do município levando ensino e a pesquisa que é praticada em nosso campus para a comunidade escolar de Farroupilha”.

Projeto “Forma-Ação: trajetórias docentes em construção” – O projeto emerge de uma solicitação da Secretaria Municipal de Educação de Farroupilha para retomar uma parceria na oferta de formação continuada de professores após o período pandêmico. A formação continuada para os profissionais da educação é de suma importância social por serem atores fundamentais no desenvolvimento humano, que se dá de forma contínua em diferentes níveis da educação. baseando-se nisso, o projeto tem como objetivo oportunizar experiências de formação pedagógica continuada para diferentes grupos de professores da rede municipal de ensino da cidade de Farroupilha, possibilitando o desenvolvimento individual e coletivo através do compartilhamento de experiências e saberes. Para isso serão realizados quinze encontros, com diferentes grupos de professores, da educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e um grupo de professores dos anos finais do ensino fundamental, além do encontro final, para compartilhamento de experiências. Espera-se que tais encontros oportunizem aos docentes da rede municipal a ampliação de seu repertório pedagógico a partir da reflexão teórica e do compartilhamento de experiências e saberes docentes envolvidos na prática cotidiana. Além disso, tais encontros oferecerão aos estudantes envolvidos a possibilidade de desenvolvimento acadêmico e profissional através da troca de experiências e da combinação entre teoria e prática.

Projeto “Educando para a Paz: prevenção e promoção da saúde no contexto educacional através da técnicas do Yoga”: para servidores da rede municipal e do IFRS. Coordenado pelo docente Alexandre Moretto Ribeiro; De acordo com bibliografia especializada, as características do trabalho do professor tornam esta profissão vulnerável para sintomas relacionados ao estresse, que repercutem diretamente na sua atuação profissional. A Síndrome de Bournout, por exemplo, considerada atualmente como um problema de saúde pública, tem frequência alta entre professores. Também de acordo com bibliografia especializada, fica claro que a resposta encontrada para o estresse e outros sintomas está sendo a medicalização, de adultos e crianças. Ao mesmo tempo em que vemos uma crescente medicalização da vida das crianças e adultos, acreditamos que é fundamental que outras respostas sejam encontradas para lidarmos com os diversos estados mentais e emocionais apresentados pelas crianças e por nós adultos O yoga fornece algumas destas respostas.
 A partir da década de 80 do século passado, a prática de determinadas formas de meditação, com origem nas práticas meditativas orientais passaram a fazer parte de projetos terapêuticos voltados para a redução de estresse, dentro da medicina comportamental e vem ganhando destaque da área da saúde e saúde mental. Resultados expressivos em apresentações clínicas como transtornos de ansiedade, estresse, problemas relacionados ao sono, depressão entre outros vem levando inúmeros psicólogos e psiquiatras a estudarem e utilizarem técnicas advindas do yoga em seus projetos terapêuticos.
 Da mesma forma que para os adultos, são inúmeros os benefícios de práticas de yoga para as crianças. Técnicas do yoga podem ser utilizadas como uma resposta possível às dificuldades enfrentadas pelas crianças, como agitação excessiva e problemas de comportamento e também como apoio aos professores para lidar com determinadas situações no âmbito escolar. O projeto Educando para a Paz aborda ambos os lados desta equação, a partir da perspectiva da ciência milenar do Yoga, trabalhando com os professores em práticas regulares de Yoga e oficinas para aprenderem práticas de yoga a serem aplicadas no contexto de sala de aula, e trabalhando com os alunos de forma indireta, através dos professores participantes do projeto.

Projeto “Formação continuada para professores de 1º ano da rede municipal de Farroupilha/RS”: este curso é destinado aos docentes de 1º ano da rede municipal de Farroupilha. O curso surgiu a partir de demanda apresentada ao setor de Ensino do IFRS – Campus Farroupilha, que convidou docentes e técnicos-administrativos do campus para ministrarem cursos com vistas a atender a essa demanda. Foi enviada lista com as principais necessidades da rede, as quais foram distribuídas de acordo com interesse e/ou especialidade de cada servidor interessado em participar da ação. Por se tratar de área de interesse e especialização, aceitei o trabalho com os docentes de primeiro ano, com foco na alfabetização dos alunos. Nos quatro encontros com três horas de duração realizados no decorrer do ano de 2023, serão trabalhados assuntos como: desenvolvimento da consciência fonológica dos alunos; avaliação de casos desafiadores que fazem parte da rotina dos docentes; trabalho com formação de leitores e letramento literário; e ações com foco em alunos autistas. Além de mim, faz parte do projeto, discente de curso de doutorado de outra instituição de ensino.

Projeto “Capacitação de professores dos quintos anos do ensino fundamental da rede pública do município de Farroupilha – Robótica educacional e suas possibilidades”: este curso tem como objetivo capacitar 20 professores dos 4o anos da rede pública municipal no tema de robótica educacional. O curso abordará eletrônica básica, uso da plataforma de desenvolvimento Arduino, educação maker e possibilidades do uso da robótica educacional em sala de aula para o ensino e aprendizagem de lógica, programação e eletrônica. Serão 6 encontros no total, um por mês, no laboratório de eletrônica do IFRS Campus Farroupilha. A aprendizagem por projetos será utilizada como fio condutor das atividades propostas. Espera-se que os professores repliquem o conhecimento e as ações desenvolvidas durante o curso em suas turmas e que se tornem a referência do assunto em suas escolas, promovendo o desenvolvimento da robótica junto à sua comunidade escolar. Observação: a carta de intenções anexa trata da intenção de parceria entre a secretaria de educação e a servidora Graciele Soares, mas o projeto da carta trata da capacitação docente em geral, incluindo a demanda por robótica que será especificamente atendida por este curso.

 

Fotos encaminhadas pelos participantes:

 

 

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