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Projeto da Brinquedoteca do IFRS – Campus Farroupilha lança repositório digital da Pedagogia


O projeto indissociável –  que integra ações de ensino, pesquisa e extensão – intitulado A Reinvenção da Brinquedoteca do curso de Licenciatura em Pedagogia do IFRS – Campus Farroupilha lança uma novidade: está no ar o repositório digital do curso. Os interessados podem conferir o site no endereço: https://pedagogiadigitalifrs.com.br

O espaço virtual é aberto para docentes e discentes da Pedagogia ou de cursos e instituições parceiras. De acordo com a coordenadora do projeto, professora Samantha Dias de Lima, o intuito do site é partilhar as produções acadêmicas e experiências acerca do brincar como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento integral do sujeito, em especial na infância: “Desta forma, contribuir com a formação de pedagogos e pedagogas comprometidos com esta agenda, bem como estudantes e egressos de outras licenciaturas”.

No repositório digital, o usuário vai encontrar as novidades do projeto da Brinquedoteca, acervo com livros digitais, artigos, materiais audiovisuais entre outros itens da temática. A ação indissociável conta com o apoio dos professores do curso de Pedagogia a da bolsista Iêda Ferreira de Souza.

Sobre a Brinquedoteca

O projeto teve início nos primeiros meses de 2020, com o título A Brinquedoteca do Curso de Licenciatura em Pedagogia do IFRS – Campus Farroupilha. À época, a ideia era ser o laboratório pedagógico sobre o brincar enquanto ferramenta pedagógica de ensino e aprendizagem na Educação Infantil e anos iniciais. Devido à pandemia de covid-19, o projeto passou por adaptações para continuar a ser o espaço que contribuísse com a formação de pedagogos sobre a importância de jogos e brincadeiras na formação do futuro profissional da educação.

O objetivo da iniciativa é continuar em busca de novos modos de construir e compartilhar conhecimentos e de fazer pesquisa sobre a importância do brincar no desenvolvimento humano.

Com o retorno presencial gradual no campus, de acordo com a coordenadora do projeto, a ideia é ter uma sala-laboratório equipada.

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