Estude no IFRS

Para ingressar em um dos cursos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) é preciso passar por processo de seleção: prova, nota do Enem, sorteio (conforme o nível do curso e edital) ou edital próprio. Nesta página, estão disponíveis informações sobre como ingressar para estudar no IFRS.
É importante lembrar que as informações, orientações e datas de cada processo de seleção são publicadas em um documento chamado de edital. Os candidatos precisam ler o edital, quando publicado, com atenção. Atenção: As inscrições para o Processo Seletivo IFRS são feitas exclusivamente no site: ingresso.ifrs.edu.br
Conheça as modalidades de cursos técnicos e de graduação oferecidos:
Técnicos integrados ao Ensino Médio – permite a formação de Ensino Médio e técnica profissional simultaneamente.
Técnicos concomitantes ao ensino médio – formação técnica profissional para os alunos que estão cursando o Ensino Médio e desejam complementar a formação (OBS: Campus Farroupilha não oferece curso nesta modalidade).
Técnicos subsequentes ao ensino médio – formação técnica profissional para os alunos que já concluíram o Ensino Médio.
Superiores de tecnologia – cursos superiores cuja vocação é atender a demandas específicas do mercado de trabalho. Quem conclui é profissional de nível superior, denominado tecnólogo.
Bacharelados – cursos superiores que formam para atuar de forma mais ampla no mercado.
Licenciaturas – cursos superiores indicados para quem quer atuar como professor de Ensino Fundamental e Médio, com disciplinas ligadas à didática, psicologia e pedagogia.
Pós-graduação – cursos superiores de especialização ou mestrado profissional.
⇒ Conheça os cursos oferecidos pelo Campus Farroupilha
⇒ Entenda sobre as cotas no Processo Seletivo do IFRS
Processo seletivo para ingresso em cursos técnicos e de graduação
Para estudar em um dos cursos técnicos ou de graduação ofertados pelo IFRS, é preciso ser aprovado em processo seletivo, que é ofertado em dois períodos do ano, para ingresso no primeiro e no segundo semestre*. O candidato deve fazer a inscrição no período determinado e:
a) Para cursos técnicos integrados ou concomitantes ao Ensino Médio, realizar uma prova ou sorteio;
b) No caso dos cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio e de graduação, pode optar por:
I – utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério para classificação;
II – realizar uma prova;
As informações dos Processos Seletivos são publicadas no site de ingresso.
Cotas
Cada seleção tem seu regramento em relação às reservas de vagas. Portanto, nas inscrições do Processo Seletivo, o candidato deve ler no edital sobre as reservas de vagas daquela seleção. ⇒ Entenda sobre as cotas no Processo Seletivo do IFRS
Transferência
O estudante regularmente matriculado que pretende trocar de curso, de campus ou mesmo de instituição de ensino pode solicitar transferência. As transferências são aceitas somente para cursos no mesmo nível e modalidade e mediante a existência de vagas.
Os processos de transferência deverão ser encaminhados à Coordenadoria de Registros Acadêmicos, ou equivalente, do campus de destino. Para cursos técnicos integrados ou concomitantes, a solicitação pode ser feita a qualquer tempo. Para cursos técnicos na modalidade subsequente e para cursos superiores, deverão ser observados os prazos estabelecidos no calendário acadêmico.
Ingresso de diplomados
Quem tem diploma de curso superior ou de curso técnico de nível médio subsequente pode solicitar matrícula nos cursos do IFRS. Os pedidos serão atendidos caso existam vagas após a conclusão dos processos de transferência.
Para os que possuem diploma de curso de graduação, é possível solicitar ingresso no mesmo nível de ensino ou nos cursos técnicos de nível médio subsequente. Quem tem diploma de curso técnico de nível médio subsequente pode solicitar apenas para cursos do mesmo nível e forma (ou seja, técnicos de nível médio subsequente).
O processo deverá ser encaminhado junto à Coordenadoria de Registros Acadêmicos do campus, ou equivalente, observados os prazos estabelecidos no calendário acadêmico e/ou em editais.