Início do conteúdo

Projeto Centro de Referência em Tecnologia Assistiva do IFRS lança livro


Com participação de estudantes e professores do IFRS – Campus Farroupilha, o projeto Centro de Referência em Tecnologia Assistiva (CRTA) do IFRS lança o livro “Conexões Assistivas: Tecnologia Assistiva e Materiais Didáticos Acessíveis”. A obra traz uma compilação de artigos sobre pesquisas e produtos desenvolvidos ao longo do projeto. Os 19 capítulos tratam de temas relacionados a possibilidades de confecção de recursos de tecnologia assistiva (TA) de baixo custo, confecção de materiais didático-pedagógicos acessíveis, acessibilidade em vídeos e em plataformas de webconferência, repositórios de TA, entre outros temas relacionados.

A publicação é um produto do CRTA, que tem como objetivo principal disseminar para toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica os conhecimentos sobre o uso e o desenvolvimento de tecnologia assistiva (TA), com base no conceito estabelecido na Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei Nº 13.146/2015), nas experiências do Centro Tecnológico de Acessibilidade do IFRS (CTA) e na pesquisa, na elaboração e na legitimação de recursos para serem utilizados no processo de ensino e aprendizagem de pessoas com necessidades educacionais específicas. O projeto CRTA é executado em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec), com a participação dos campi Bento Gonçalves, Porto Alegre, Restinga e Farroupilha.

O livro tem organização dos servidores Andréa Poletto Sonza, Bruna Poletto Salton, Silvia de Castro Bertagnolli, Lael Nervis e Lucas Coradini, e colaboração de bolsistas do CRTA, membros do CTA e servidores do IFRS.

(Notícia adaptada de texto da equipe do CTA)

Fim do conteúdo