Início do conteúdo

9º PEnsE | Diversas oficinas estão com inscrições abertas para toda comunidade e geram certificado


De dança de salão à fluxo de caixa nas empresas. De aquecimento global à cinema com poucos recursos. Modelagem para impressão 3D ou truco gaudério te interessam? O 9º PEnsE – Jornada Científica, Tecnológica e Cultural do IFRS – Campus Farroupilha conta com as mais diversas opções de oficinas presenciais ou virtuais, abertas ao público, entre os dias 28 e 30 de novembro de 2023. As inscrições são gratuitas e participação gera certificado.

⇒ INSCRIÇÕES: os interessados devem fazer a inscrição pelo sistema do campus (aqui). Quem não tem login, pode criar um.

Conheças as oficinas:

TURMA 1: 28-11-2023 (terça-feira) – 9h às 12h (3 horas)

TURMA 2: 28-11-2023 (terça-feira) – 14h às 17h (3 horas)

TURMA 3: 28-11-2023 (terça-feira) – 19h às 22h (3 horas)

Modalidade: Totalmente Presencial

Ministrantes: Tamily Haskel, Jade Vitória Moraes de Andrade, Eduardo Barbosa Godinho, Yasmim Sacol Bitencourt, Bianca Zucco Bono, Carlos Leandro Goulart, Carlos Augusto Flores da Silva, Fernanda Graizyk, Miguel Conculatto, Emanuelle Amaral Seben e Eduardo Moro Mafaldo

Descrição: A oficina de danças de salão fornecida pelo DTG Raízes da cultura traz o ensinamento de passos básicos das danças gaúchas de salão com o intuito de reascender a chamar tradicionalista no IFRS Campus Farroupilha.

Pré-requisito: Não há.

Local de realização: Saguão Bloco 4

Inscrição aqui


TURMA 1: 28-11-2023 (terça-feira) – 13h30 às 17h30 (4 horas)

TURMA 2: 29-11-2023 (quarta-feira) – 13h30 às 17h30 (4 horas)

TURMA 3: 30-11-2023 (quinta-feira) – 13h30 às 17h30 (4 horas)

Modalidade: Totalmente Presencial

Ministrantes: Rafael Corrêa e João Miguel Peglow Avila

Descrição: O objetivo da oficina é apresentar os conceitos teóricos e práticos básicos para a execução de cortes utilizando a máquina de corte à laser e impressões 3D com tecnologia FDM. Serão abordadas as etapas de projeto em CAD, configuração das máquinas, planejamento via software do corte à laser e impressão 3D, execução das tarefas e manutenção básica.

Pré-requisito: Não há.

Local de realização: IdeaLab (Sala 209A)

Inscrição aqui


Modalidade: Totalmente Virtual

Data e hora: 28-11-2023 (terça-feira) – 19h às 23h (4 horas)

Ministrantes: Roberto Valmorbida de Aguiar, Caroline Falabreti, Élinton Wojeiiechowski e Gabriela Mota Tibola

Descrição: A importância do tema é a comprovação das mudanças climáticas ocorridas nos últimos tempos, especialmente a partir da segunda metade do século XX, com a participação direta do ser humano nesse processo. Dados levantados pelo IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) afirmam que o século XX foi o período mais quente da história após o término da última glaciação, com um aumento médio de aproximadamente 0,8 ºC nas temperaturas de todo o planeta. As previsões para os próximos anos do século XXI são de um aumento de aproximadamente 1,5 ºC em vários cenários. A partir dessas informações, a divulgação de evidências científicas que combatam a desinformação sobre o tema é fundamental. A oficina visa atingir estudantes de ensino médio, superior, servidores e o público em geral interessados no tema abordado. A oficina contemplará informações em nível básico e intermediário a respeito do aquecimento global, sua origem, consequências e mitigação, bem como sobre a criação e atuação do IPCC, (principal órgão de investigação sobre o assunto). Visa atender às demandas de informações científicas a respeito do tema, esclarecendo mitos e combatendo a desinformação.

Pré-requisito: Não há.

Local de realização: https://meet.google.com/pqi-ifxh-aie 

Inscrição aqui


Modalidade: Totalmente Virtual

Data e hora: 28-11-2023 (terça-feira) – 19h às 22h (3 horas)

Ministrantes: Bruno Kenji Nishitani Egami

Descrição: Dicas de modelagem CAD com o intuito de otimizar a criação de modelos para impressão 3D.

Pré-requisito: Conhecimentos básicos em softwares CAD.

Local de realização: https://meet.google.com/npx-ygjc-inp

Inscrição aqui


Modalidade: Totalmente Virtual

Turma única:

  • Carga horária total: 12 horas
    28-11-2023 (terça-feira) – 19h às 23h (4 horas)

    29-11-2023 (quarta-feira) – 19h às 23h (4 horas)
    30-11-2023 (quinta-feira) – 19h às 23h (4 horas)

Ministrantes: Ivan Jorge Gabe e Vitor de Carli Paese

Descrição: Oficina de 12 horas de duração que irá abordar o projeto de controladores digitais e sua implementação na plataforma de simulação em tempo real Thyphoon HIL. Inicialmente será apresentada a plataforma de simulação, onde um exemplo de controle de tensão com controlador de PID será usado como ilustração da suas funcionalidades. Em seguida uma simulação de uma microrrede elétrica composta por dois inversores e uma carga elétrica será apresentada para aprofundar as potencialidades da ferramenta.

Pré-requisito: Não há.

Local de realização: https://meet.google.com/gnq-rxth-udp

Inscrição aqui


Modalidade: Totalmente Presencial

TURMA 1: 29-11-2023 (quarta-feira) – 9h às 12h (3 horas)

TURMA 2: 29-11-2023 (quarta-feira) – 14h às 17h (3 horas)

TURMA 3: 29-11-2023 (quarta-feira) – 19h às 22h (3 horas)

Ministrantes: Jade Vitória Moraes de Andrade, Guilherme Thomas da Costa, Rafaelli dos Santos, Andriel dos Santos e Miguel Conculatto

Descrição: A oficina ministrada pelo DTG Raízes da Cultura tem como objetivo ensinar a comunidade do IFRS campus Farroupilha a jogar Truco Gaudério, um jogo muito praticado entre os grupos de tradição gaúcha, e que mostra de maneira muito divertida o quanto nossa cultura é rica.

Pré-requisito: Não há.

Local de realização: Sala 205

Inscrição aqui


Modalidade: Totalmente Presencial

TURMA 1: 29-11-2023 (quarta-feira) – 9h às 12h (3 horas)

TURMA 2: 29-11-2023 (quarta-feira) – 14h às 17h (3 horas)

Ministrantes: Deise Inara Cremonini Dagnese e Simone Weide Luiz

Descrição: A Oficina Arte em Bijuteria: trabalhando com miçangas é uma oficina educativa criativa projetada para envolver e inspirar desde adolescentes do ensino médio até adultos, discentes ou docentes, em uma atividade prática e artística. Durante a oficina, os participantes terão a oportunidade de aprender as técnicas básicas de criação de pulseiras, colares e outros acessórios usando miçangas coloridas.
Essa oficina tem por objetivo os seguintes pontos: desenvolver a criatividade, incentivando a escolha de cores, padrões e designs pessoais para suas criações; promover a autoexpressão e a confiança dos participantes à medida que eles criam acessórios exclusivos que refletem sua personalidade; incentivar a colaboração e o trabalho em equipe, possibilitando que os participantes compartilhem ideias e ajudem uns aos outros durante o processo criativo; destacar a importância da reciclagem e reutilização de materiais, como miçangas e pedrarias, promovendo a consciência ambiental; explorar noções básicas de empreendedorismo, como a criação e a venda de suas criações, incentivando o pensamento empreendedor; aprender a planejar um projeto, escolher os materiais e gerenciar o tempo de forma eficaz; e introduzir os participantes às tradições culturais e históricas relacionadas à confecção de miçangas, promovendo a apreciação da diversidade.
Temos à disposição diversos materiais para a confecção de miçangas na nossa oficina, no entanto, encorajamos todos os participantes a trazerem qualquer material que considerem mais adequado às suas preferências. Queremos que se sintam à vontade para serem criativos e personalizarem suas criações da melhor maneira possível.

Pré-requisito: Não há.

Local de realização: Sala 208

Inscrição aqui


Modalidade: Totalmente Virtual

Turma única:

  • Carga horária total: 08 horas
    29-11-2023 (quarta-feira) – 8h às 12h (4 horas)

    30-11-2023 (quinta-feira) – 8h às 12h (4 horas)

Ministrante: Rafael Vebber

Descrição: A oficina explorará aspectos teóricos e práticos do projeto de ensino “Cinema, História e Ações Afirmativas” do IFRS Campus Caxias do Sul. Será organizada em duas etapas: primeiro, uma discussão sobre realização audiovisual, abordando tópicos como roteiro, pré-produção e linguagem cinematográfica; em seguida, práticas de captação de imagem e som com celulares. O objetivo é potencializar a produção de vídeos e curtas-metragens por meio da adaptação de projetos audiovisuais aos recursos acessíveis e de mais fácil disponibilidade ou aquisição.

Pré-requisito: Não há.

Local de realização: Sala 319

Inscrição aqui


Modalidade: Totalmente Presencial

Data e hora: 29-11-2023 (quarta-feira) – 14 às 15h (1 hora)

Ministrante: Felipe Rodrigues de Freitas Neto

Descrição: Quando em sala de aula perguntamos aos alunos o que vem à cabeça quando falamos a palavra, ou tema Caos, eles associam logo a desordem, bagunça ou ao tão conhecido “Efeito borboleta”, já retratado em filmes. Mas o que é o Caos? O que é o efeito borboleta? O que é estudado na Teoria do Caos? Quais ferramentas são utilizadas nesse estudo? Quando surgiu? Por quê é importante estudar esse tema? Existe ordem no Caos? Essas são algumas das questões que são abordadas de forma sucinta no minicurso O estudo do Caos.

Pré-requisito: Não há.

Local de realização: Sala 206

Inscrição aqui


Modalidade: Totalmente Presencial

Data e hora: 30-11-2023 (quinta-feira) – 14h às 15h (1 hora)

Ministrantes: Oderson Panosso

Descrição: Conceito e aplicação da gestão do orçamento familiar através de controle financeiro de fluxo de caixa. Montagem e organização para planejamento familiar.

Pré-requisito: Conhecimentos básicos em Microsoft Excel.

Local de realização: Laboratório 307

Inscrição aqui


Modalidade: Totalmente Presencial

Data e hora: 29-11-2023 (quarta-feira) – 17h às 18h30 (1,5 horas)

Ministrantes: Oderson Panosso

Descrição: O mini curso oferece uma visão prática e de gestão sobre o controle de Fluxo de Caixa Operacional da empresa, com visão no planejamento.

Pré-requisito: Ser aluno graduando ou graduado.

Local de realização: Sala 207

Inscrição aqui


Modalidade: Totalmente Presencial

Data e hora: 29-11-2023 (quarta-feira) – 19h às 22h (3 horas)

Ministrante: Thaíze Ferreira da Luz

Descrição: O objetivo desse minicurso/oficina é demonstrar como os jornais/mídias podem ser um excelente recurso didático para os (as) professores(as).
O desenvolvimento do pensamento crítico nos estudantes é um dos objetivos do ensino. Dessa forma, preparar aulas que atraiam a atenção dos(as) estudantes e aproxime-os(as) do conteúdo abordado é uma tarefa constante para os (as) educadores(as).
Planejar a aula, é recorrer a textos e outros meios que possibilitem a sua principal tarefa profissional, ou seja, ser um agente ativo no processo de transformação de seus estudantes em indivíduos capazes de atuar criticamente em sociedade. Nesse contexto, é grande a preocupação sobre como o(a) docente se apropria das diversas possibilidades das fontes documentais: se ele(a) está atento(a) e consciente de que usa documentos em suas aulas, sejam eles escritos, orais, textuais, iconográficos, visuais; se utiliza através de respaldo metodológico; se atua sabendo o que faz e por que o faze-te. Assim, o jornal (impresso ou digital), além de ser material prático, é uma fonte que traz uma gama variada de registros sob os mais diferentes âmbitos da sociedade. Desta forma, o uso de jornais na sala de aula além de desenvolver o senso crítico nos alunos, também pode desenvolver uma valorização da leitura e da escrita.

Pré-requisito: Leitura e compreensão de texto; conhecimentos básicos de navegação em sites de busca na web.

Local de realização: Sala 206

Inscrição aqui


Modalidade: Totalmente Presencial

TURMA 1: 30-11-2023 (quinta-feira) – 9h às 12h (3 horas)

TURMA 2: 30-11-2023 (quinta-feira) – 14h às 17h (3 horas)

Ministrante: Gustavo Kunzel

Descrição: A oficina tem como objetivo fornecer ao participante uma noção básica da operação e da programação de braços robóticos industriais, bem como das características e especificações dos mesmos.

Pré-requisito: Ser aluno dos cursos de Engenharia de Controle e Automação ou Engenharia Mecânica do campus.

Local de realização: Laboratório 218

Inscrição aqui


Modalidade: Totalmente Presencial

Data e hora: 30-11-2023 (quinta-feira) – 9h às 12h (3 horas)

Ministrantes: Eduardo Barbosa Godinho, Carlos Leandro Goulart, Fernanda Graizyk e Miguel Conculatto

Descrição: A oficina de Laço em Vaca Parada ministrada pelo DTG Raízes da Cultura tem por objetivo ensinar essa atividade que é muito praticada em grupos tradicionais.

Pré-requisito: Não há.

Local de realização: Sala 208

Inscrição aqui


Modalidade: Totalmente Presencial

Data e hora: 30-11-2023 (quinta-feira) – 16h às 17h (1 hora)

Ministrantes: Milena Schneid Eich, Graciele Rosa da Costa Soares e Manuella Cervelin

Descrição: Conceito de audiodescrição, princípios e regras gerais, etapas de produção e exemplos práticos de aplicabilidade.

Pré-requisito: Não há.

Local de realização: Sala 320

Inscrição aqui

Fim do conteúdo