Início do conteúdo

8º PEnsE | Diversas oficinas estão com inscrições abertas para toda comunidade e geram certificado


De crochê à modelagem 3D. De desenvolvimento de games à ecologia. Chimarrão ou compostagem te interessam? O 8º PEnsE – Jornada Científica, Tecnológica e Cultural do IFRS – Campus Farroupilha conta com as mais diversas opções de oficinas presenciais ou virtuais, abertas ao público, entre os dias 28 e 30 de novembro. A participação gera certificado.

INSCRIÇÕES: os interessados devem fazer a inscrição pelo sistema do campus (aqui). Quem não tem login, pode criar um.

 

29-11-2022 (terça-feira)

Das: 16h às 17h30

Ministrante: Gustavo Künzel (músico e professor do IFRS)

Descrição: Nesta oficina, o professor Gustavo Künzel (Kikee), que também é compositor e tem um projeto artístico com diversas músicas lançadas, irá abordar algumas ferramentas de inspiração e composição para as pessoas interessadas em aprender sobre a criação de letras, poemas, estruturas e canções. Na oficina também serão ouvidas algumas canções de exemplo e haverá um espaço para a prática de composição. A oficina é livre para todas as idades e pros apaixonados e curiosos da música.

Pré-requisito: Não há.

Local de realização: Sala 320.

Inscrição aqui


Dias 28 e 29-11-2022: 9h às 12h, na Biblioteca (Bloco 4);

Descrição: As Oficinas de Análise da Conversa, organizadas pela professora Minéia Frezza, em parceria com o Grupo de Pesquisa “A Fala-em-interação em Contextos Institucionais e Não-Institucionais” (doravante FEI), coordenado pela Profa. Dra. Ana Cristina Ostermann, docente Titular do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UNISINOS, têm como público-alvo os estudantes do IFRS, estudantes e profissionais de outras instituições e comunidade externa em geral. A comunidade interna e externa em geral poderá participar do evento presencialmente ou no formato remoto. Segue abaixo a programação do evento, o qual abordará um panorama de trabalhos em Análise da Conversa desenvolvidos pelo grupo de pesquisa FEI, princípios da perspectiva teórico metodológica da Análise da Conversa e uma oficina de transcrição de dados de fala-em-interação. A carga horária total da atividade é de 10 horas e haverá 40 vagas presenciais, além das participações on-line, as quais serão ilimitadas.

Presencial e Virtual (interessado pode escolher na inscrição no SIF se quer fazer a oficina presencial ou virtual);

Ministrantes: Minéia Frezza (docente do IFRS), Paola Gabriela Konrad, Bruno Borges Campos, Fernanda Andrioli, Ana Cristina Ostermann, Joana Restelli Ferla, Tatiana Dilly Dexheimer e Daniela Negraes Pinheiro Andrade (discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UNISINOS).

Pré-requisito: Não há.

C.H.: 6 horas

Link para participação virtual estará disponível no SIF.

Inscrição aqui


Oficina Presencial no IdeaLab (bloco 2 do campus)

Turma 1: 28-11-2022: 8h às 12h
Turma 2: 29-11-2022: 13h30min às 17h30min

Descrição: Tecnologia de impressão 3D e suas aplicações; funcionamento básico de uma impressora 3D; tipos de materiais; tipos de impressoras; noções de modelagem 3D; programas fatiadores; prática de impressão 3D

Ministrantes: Rafael Corrêa e João Miguel Ávila Peglow (Coordenador e bolsista do projeto Ambiente de Inovação do IFRS Campus Farroupilha)

Pré-requisito: Não há.

C.H.: 4 horas

Inscrição aqui


Turma 1: 28-11-2022: 13h30min às 17h30min
Turma 2: 28-11-2022: 19h às 23h
Turma 3: 29-11-2022: 8h às 12h

Oficina Presencial no IdeaLab (bloco 2 do campus)

Descrição: Tecnologia de corte a laser e suas aplicações; funcionamento básico de uma máquina de corte a laser; materiais que podem ser cortados; noções de modelagem 2D; programação de corte; prática de corte a laser; noções de segurança.

Ministrantes: Rafael Corrêa e João Miguel Ávila Peglow (Coordenador e bolsista do projeto Ambiente de Inovação do IFRS Campus Farroupilha)

Pré-requisito: Não há.

C.H.: 4 horas

Inscrição aqui


29-11-2022: 19h às 22h30min
30-11-2022: 19h às 22h30min

No laboratório 307;

Noções básicas de modelagem 2D e 3D utilizando o Tinkercad, Bricscad e Solidworks; noções básicas e prática de corte a laser; noções básicas e prática de impressão 3D
Estudante do curso de Pedagogia do IFRS Campus Farroupilha (turma fechada)

Ministrantes: Rafael Corrêa e João Miguel Ávila Peglow (Coordenador e bolsista do projeto Ambiente de Inovação do IFRS Campus Farroupilha)

C.H.: 7 horas (turma única)

Inscrição aqui


Oficina Virtual

No dia 28-11-2022: 19h às 21h. Link de acesso será encaminhado aos inscritos.

Descrição: Oficina remota destinada aos usuários do Moodle que desejam administrar um curso através da plataforma.

Ministrante: Murillo Pereira Azevedo (docente do IFRS)

Pré-requisito: Não há.

C.H.: 2 horas

Inscrição aqui


Oficina Presencial para estudantes dos cursos Téc. em Informática e Administração (interessado deve selecionar a opção correta durante a inscrição).

Opção-1 (INFO-2º ano)
29-11-2022: 8h às 12h

Opção-2: (ADM-1º ano)
30-11-2022: 14 às 18h

No Laboratório 311 (Bloco 3)

Ministrantes: Carolina Vitória Rosanelli; Gabriel Lovato; Marina Cavinato; Luiz Heineck (estudantes/bolsistas). Coordenadora: Elisangela Muncinelli Caldas Barbosa (docente do IFRS)

Descrição: A tecnologia promoveu diversos avanços na atual sociedade e nota-se que há a necessidade de desenvolver atividades que oportunizem uma aproximação dos discentes das áreas tecnológicas, uma vez que é visível o desafio de oportunizar um ensino-aprendizagem significativo e integral. Logo, esta oficina possui o propósito de apresentar aos estudantes a Tecnologia de impressão 3D e suas potencialidades. A partir de um momento expositivo a respeito de como funciona a tecnologia 3D, curiosidades, softwares e aplicativos necessários para sua realização, será feito a impressão de um objeto com o intuito de mostrar na prática como é desenvolvido os protótipos. Ademais, materiais didáticos 3D já impressos vão ficar disponíveis para os estudantes olharem, possibilitando que eles notem a qualidade dos matérias usados e demonstrando outros acabamentos que as peças requerem. Evidência-se que a utilização de materiais didáticos 3D em sala de aula traz resultados positivos e auxiliam os alunos em seus desafios, tais como, fixação dos conteúdos, manipulação das formas e exploração espacial. Outrossim, destaca-se que os campos tecnológicos não são tão procurados pelos acadêmicos e é preciso os encorajar a buscar diferentes oportunidades.

C.H.: 4 horas

Inscrição aqui


Oficina Presencial

No dia 29-11-2022: 13h30 às 15h30, na Biblioteca (Bloco 4)

Descrição: A oficina será destinada à prática de crochê com linhas de malha, as quais proporcionam alta produtividade de tiaras, colares, pulseiras, paneleiros, entre outros produtos. A ministrante levará os materiais necessários para a prática da arte.

Ministrante: Minéia Frezza (Dra. em Linguística Aplicada e artista amadora)

Pré-requisito: Não há.

C.H.: 2 horas

Inscrição aqui


Oficina Presencial

No dia 29-11-2022: 16h às 18h, na Biblioteca (Bloco 4).

Descrição: A oficina se destinará à prática de conversa sobre tópicos relacionados à cultura de países anglo-saxônicos. Para tanto, o nível, no mínimo, pré-intermediário da língua será necessário.

Ministrante: Minéia Frezza (Dra. em Linguística Aplicada);

Pré-requisito: Nível, no mínimo, pré-intermediário de língua inglesa.

C.H.: 2 horas

Inscrição aqui


Oficina Presencial

Dias: 29 e 30-11-2022: 14h às 18h, no Laboratório 307 (bloco 3).

Descrição: Fazer a introdução aos alunos aos conceitos de cinemática, sistemas de referência e cálculos de cinemática direta a mecanismos clássicos da mecânica. Trabalhar exemplos de cinemática com os alunos, e mostrar como aplicar as variáveis em código na linguagem de programação C para observar o problema aplicado à computação.

Ministrantes: Felipe Rodrigues de Freitas Neto (Professor do campus e engenheiro mecânico); Fernando Luiz Semeler Palha (aluno de Engenharia de Controle e Automação do campus)

Pré-requisito: Não há.

C.H.: 8 horas

Inscrição aqui


Oficina Presencial

Dias 29 e 30-11-2022: 14h às 17h30, no Laboratório 306 (bloco 3)

Descrição: Mini curso do framework libGDX, utilizando a linguagem Java, com o objetivo de introduzir a comunidade na área de desenvolvimento de jogos eletrônicos. Os assuntos abordados serão: Mecânica de Body, como criar um personagem que tenha detecção de colisão; Criação de mapas utilizando a ferramenta Tiled dentro do libGDX; Criação inimigos com a mesma lógica da mecânica de Body; Colisão através de objetos que saiam do personagem principal.

Ministrantes: Rafael Vieira Coelho (docente do IFRS) e Cassiano José Sobierai, Gabriel Lovato Vianna (estudantes do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio)

Pré-requisito: Conhecimento básico em Java

C.H.: 7 horas

Inscrição aqui


Presencial e Virtual (o interessado deve escolher na hora da inscrição)

No dia 29-11-2022: 19h às 22h, no Laboratório 310.

Descrição: Introdução aos formulários iParts e iLogic para modelagem parametrizada.

Pré-requisitos: Conhecimentos básicos em modelagem 3D. Para quem acompanhar a oficina de maneira virtual deverá ter computador com capacidade para rodar o software Autodesk Inventor.

Ministrante: Bruno Kenji Nishitani Egami (docente de IFRS)

C.H.: 3 horas

Link para participação virtual estará disponível no SIF.

Inscrição aqui


Oficina Virtual – Link para participação virtual estará disponível no SIF.;

No dia 29-11-2022: 19h às 22h;

Descrição: A oficina “a ecologia como a ciências que explica as pandemias”, tem por objetivo apresentar aos alunos, servidores e comunidade acadêmica externa a ligação das alterações ambientais sobre a origem das doenças infeciosas emergentes. Através de uma abordagem inicial sobre os conceitos básicos dos sistemas ecológicos, é discutida a influência do ser humano nesses sistemas e em especial, na origem das doenças zoonóticas e pandemias. Por fim, são apresentadas as principais medidas para evitar a ocorrência de novas pandemias, sob a ótica da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Ministrantes: Roberto Valmorbida de Aguiar (biólogo e docente do IFRS). Equipe de apoio: Júlia Presotto Pedron, Vanessa de Lima Guidini, Alexandre Saggiorato (Licenciatura em Ciências Biológicas do IFRS – Campus Sertão).

Pré-requisitos: Não há.

C.H.: 3 horas

Infraestrutura necessária: É necessário que o público tenha acesso a internet e computador, celular ou tablet.

Inscrição aqui


Oficina Presencial

No dia 30-11-2022, na sala 208 (bloco 2)

Turma 1: 9h às 12h

Tuma 2: 14h às 17h

Interessado deve escolher uma das turmas.

Descrição: Como geradores de resíduos, somos responsáveis pelo destino final dos resíduos gerados em nossas casas. Ao delegarmos essa função para o poder municipal, não nos isentamos dessa responsabilidade. Em muitas cidades do Brasil, esses resíduos misturados são encaminhados a grandes aterros, ali ficando enterrados por muitos e muitos anos, muitas vezes contaminando o solo e as águas subterrâneas. Uma grande parte desses resíduos é considerada orgânico biodegradável e, assim, podem ser transformados em adubos através da compostagem e a vermicompostagem, que são técnicas simples e eficientes para essa transformação. Nessa oficina, iremos conhece-las e usá-las para transformar os nossos resíduos orgânicos em um excelente produto para uso em hortas e jardins.

Ministrantes:  Delma Tânia Bertholdo (mestre em engenharia de saneamento e recursos hídricos e docente do IFRS) e Jonas Ludwig de Bitencourt (mestre em Engenharia de Materiais)

Pré-requisito: Não há.

C.H.: 3 horas

Inscrição aqui


Oficina Presencial

No dia 30-11-2022, na Sala 107A (bloco 1). Na inscrição o interessado deve escolher uma das opções de turma:

Opção-1
30-11-2022: 10h às 12h
Opção-2
30-11-2022: 14h às 16h
Opção-3
30-11-2022: 19h às 21h

Descrição: A oficina abordará aspectos históricos e culturais do chimarrão e ensinará como preparar a bebida. Oferecerá erva-mate e água quente para a prática. Traga cuia, bomba e térmica.

Ministrantes: Gabriel Carvalho Soldateli, Ana Julia Zappani Sonda, Stéfani Odorick e Tamily Haskel (estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e integrantes do DTG Raízes da Cultura do campus).

Pré-requisitos: Trazer avios para fazer o chimarrão (cuia, bomba, térmica).

C.H.: 2 horas

Inscrição aqui


Oficinas Presencial

No dia 30-11-2022: 19h às 21h, na Sala 208.

Descrição: Esta oficina objetiva discutir acerca da recepção das escolhas curriculares e problematizar alguns silenciamentos que podem ser evidenciados no âmbito do que compõe o espaço curricular e escolar. Por meio de roda de conversa, seguida da composição de um quebra-cabeça com referências imagéticas de professores, pesquisadores, artistas, ativistas e ou fragmentos textuais relevantes, a oficina busca promover uma reflexão que visa a afirmar as identidades e saberes afro-brasileiros e indígenas e debater formas de descolonização da escola e da universidade.

Ministrantes: Integrantes do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena do campus: Gabriela Jagfej Ribeiro (estudante do Téc. em Adm. do campus) e Luciano da Silva Pereira (discente da especialização em Artes da UFPEL) com o apoio de demais integrantes. Orientação: Mônica de Souza Chissini (docente)

Pré-requisito: Não há.

C.H.: 2 horas

Inscrição aqui


Oficina Virtual – Link para participação virtual estará disponível no SIF.

No dia: 30-11-2022: 19h às 21h

Descrição: Usar o StreamYard para fazer live no youtube e outras plataformas de vídeo de maneira intuitiva sem a necessidade de conhecimento técnico avançado.

Pré-requisito: Informática Básica.

Ministrante: Murillo Pereira Azevedo (docente do IFRS)

C.H.: 2 horas

Inscrição aqui

Fim do conteúdo