Geral
Tutorial produzido em projeto do Campus Rolante ensina como criar conta no Gov.br
Os estudantes bolsistas Kléber Henrique Cardoso da Silva e Sofia Velho de Souza, sob orientação do professor Victor Peres, produziram um tutorial digital para dar suporte na criação de conta no Gov.br, por meio do projeto de ensino Inclusão Digital e Apoio Pedagógico para uso de tecnologias informacionais e comunicacionais. O projeto tem como foco principal oferecer suporte aos estudantes no uso de plataformas digitais, especialmente no Moodle, no desenvolvimento de atividades pedagógicas não presenciais e no atendimento remoto a quem necessita de auxílio tecnológico.
A iniciativa visa auxiliar tanto estudantes já matriculados quanto pessoas interessadas em ingressar na instituição a acessarem serviços públicos digitais essenciais, como o Sistema de Auxílios e o site do Ingresso IFRS, para participar do Processo Seletivo e estudar no IFRS. A técnica-administrativa em educação Victoria Moura, coordenadora da Assistência Estudantil e Pedagógica do Campus Rolante, e o professor Victor Peres, orientador do projeto, participaram da idealização do tutorial. Ambos destacam que o material visa beneficiar toda a comunidade. “O login via Gov.br, apesar de essencial, pode representar uma barreira para parte do nosso público, especialmente estudantes em situação de vulnerabilidade social. Por isso, criar um passo a passo claro e acessível foi fundamental para acolher essas demandas”, afirmam os servidores.
A ideia de elaborar o tutorial surgiu da necessidade concreta de ampliar o acesso às ferramentas digitais utilizadas em processos fundamentais da vida estudantil. A plataforma Gov.br tornou-se requisito para acessar o Sistema de Auxílios — por meio do qual estudantes se inscrevem ou atualizam informações para solicitar os auxílios
permanência e moradia — e também para que candidatos possam efetuar a inscrição no Processo Seletivo e concorrer às vagas no IFRS. “Garantir que a comunidade saiba utilizar essa funcionalidade é uma forma de fortalecer a inclusão digital e minimizar barreiras tecnológicas que possam dificultar o acesso à educação pública, gratuita e de qualidade”, explicam os servidores.
Pensado também para circular nas redes sociais do IFRS Campus Rolante, o tutorial foi adaptado para o formato de postagens digitais, visando alcançar um público ainda
mais amplo, incluindo toda a comunidade externa.