Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – Neabi

É um espaço cujo propósito é estudar e debater as relações étnico-raciais na sociedade brasileira, em especial no Campus Rolante. Busca fomentar estudo, pesquisa e extensão a partir do desenvolvimento de programas e projetos em diversas áreas do conhecimento.

OBJETIVOS:

• Propor e promover ações de Ensino, Pesquisa e Extensão;
  • Atuar no desenvolvimento de ações afirmativas como a Lei 10.639/03, 11645/08 e 12711/12;
  • Atuar como um órgão proponente e consultivo na consolidação das diretrizes de Ensino, Pesquisa e Extensão nas temáticas étnico-raciais promovendo a cultura da educação para a convivência, compreensão e respeito da diversidade;
  • Ensino de história e de cultura afro-brasileira;
  • Implementação de ações afirmativas e inclusivas;
  • Promover a informação e incentivar o debate sadio;
  • Democratização no interior dos núcleos, buscando a parceria com entidades, coletivos, instituições, bem como a participação de pessoas físicas interessadas em conhecer, debater e propor ações que construam uma sociedade igualitária, justa e sem preconceitos.

MEMBROS:

Docentes:

Discentes:

Membros da comunidade externa:

DOCUMENTOS:

– Regulamento dos Neabis do IFRS

AÇÕES AFIRMATIVAS DESENVOLVIDAS:

Convidamos, assim, estudantes do Campus Rolante, público externo, estudantes de outras instituições, moradores de nossa cidade e proximidades, pais de alunos e alunas e a todos(as) os(as) interessados em somar conosco na construção de uma educação que promova a igualdade de oportunidades.

Contato: neabi@rolante.ifrs.edu.br

Última atualização em 04/12/2020