IFRS forma alunos de EJA em cursos de qualificação profissional

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) formou duas turmas vinculadas ao programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), nos cursos de Assistente de Secretaria Escolar e Recepcionista em Serviço de Saúde, neste mês de dezembro. As aulas de qualificação profissional foram ofertadas gratuitamente no Campus Porto Alegre, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

A formatura ocorreu no dia 14 de dezembro de 2023 e contou com 27 estudantes formandos. Eles são alunos da EJA do ensino fundamental e médio de sete escolas da rede estadual de ensino da capital.

Este ano foram ofertados cinco curso, totalizando 61 estudantes qualificados. Destes quatro concluíram o curso de Horticultor Orgânico na Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves, ofertado pelo Campus  em parceria com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).

A coordenadora pedagógica do projeto pelo IFRS, Greicimara Vogt Ferrari, destaca a satisfação em ofertar qualificação a públicos tão diversos. “Estudantes das redes municipais, estadual, e até mesmo do sistema carcerário passaram a ver o IFRS como possibilidade para prosseguir nos estudos. Alguns, inclusive, foram aprovados em nossos processos seletivos de estudantes (para cursos regulares).”

“Os docentes nos trouxeram feedbacks muito positivos relacionados ao curso de formação continuada. Os resultados nos motivam a desenvolver com todo zelo, compromisso e qualidade a segunda edição do programa.”

Sobre o programa EJA/EPT

Dentre os princípios do programa estão a possibilidade de integrar a formação básica e a profissional, oferecendo formação integral do estudante de forma a propiciar a melhoria de suas condições de vida e de trabalho.

Na segunda edição do projeto, que inicia em 2024, serão ofertadas 14 turmas, e a meta é matricular 490 estudantes da EJA das redes municipal e estadual de ensino. Também será ofertado um novo Curso de Formação Continuada, na modalidade de Educação a Distância (EAD), com uma meta inicial de formar 200 profissionais da educação das redes federal, estadual e municipais. Confira abaixo os campi envolvidos e os cursos que serão ofertados.

Agente de Desenvolvimento Cooperativista: (Viamão) – O curso possibilita uma formação básica na área. O estudante formado no curso poderá desenvolver as seguintes atividades: Contribuir na constituição de cooperativas em comunidades locais, auxiliar no planejamento, execução de processos, na prestação de assistência e serviços a cooperados.

Agricultor Familiar: (Sertão) – O curso se propõe a contribuir na construção de um profissional que execute, com base nas técnicas da produção animal e vegetal em sistemas agroecológicos, o manejo do solo e das culturas, a produção e conservação de sementes e mudas, o transplante, a colheita, comercialização e logística de produtos da agricultura familiar. Espera-se também que cultive e beneficie produtos orgânicos com base na legislação vigente e em consonância com as normas certificadoras, que utilize manejo agroecológico integrado de pragas, doenças e plantas espontâneas e que utilize técnicas de processamento para os alimentos produzidos nas pequenas propriedades rurais.

Assistente Administrativo: (Alvorada, Canoas, Porto Alegre e Rolante) – O curso possibilita uma  formação básica na área. O estudante formado poderá  realizar as seguintes atividades: processos administrativos, organização de documentos variados, apoio em setores de recursos humanos, finanças, produção, logística ,vendas, atender fornecedores e clientes, receber informações sobre produtos e serviços.

Assistente de Controle e Qualidade: (Ibirubá) – O curso destina-se à capacitação de trabalhadores para a indústria metal mecânica, mais precisamente, para a área de Controle de Qualidade. Apresenta-se como uma opção para a atualização e a formação de profissionais qualificados, favorecendo a inserção no mundo do trabalho, tendo em vista o avanço tecnológico nos estabelecimentos industriais e a necessidade constante de qualificação pessoal.

Assistente de Secretaria Escolar: (Porto Alegre) – O curso se propõe a contribuir na construção de um profissional que realiza atividades de apoio administrativo-pedagógico relacionadas aos processos de gestão, organização e registro da vida escolar dos alunos, podendo atuar em secretarias escolares, órgãos de sistemas e redes de ensino e centros de capacitação de pessoal de instituições públicas e privadas, bem como organizações não governamentais.

Monitor de Atividades de Lazer/Recreação: (Restinga (POA)) – O curso de qualificação profissional Monitor de Atividades de Lazer/recreação possibilita formação básica no campo do lazer. Os profissionais formados podem exercer as seguintes atividades: planejamento, organização e execução de atividades de lazer/recreação em diferentes públicos e instituições, incentivando a geração de renda da comunidade.

Operador de Computador: (Canoas, Osório, Restinga (POA) e Vacaria) – O curso oferece uma formação profissional  básica na área de Informática. Os profissionais formados poderão exercer as seguintes atividades: utilizar aplicativos de edição de texto e planilhas eletrônicas, imprimir, digitalizar arquivos, operar sistemas, navegar na internet, enviar e receber e-mails, baixar documentos, enviar arquivos, possuir noções básicas de programas antivírus.

Recepcionista em Serviços de Saúde: (Porto Alegre) –  O curso se propõe a contribuir na construção de um profissional que executa a recepção e atende de forma humanizada, clientes; pacientes; usuários e visitantes nos serviços de saúde, sendo capaz de organizar informações a serem prestadas, observando normas de segurança gerais e específicas da área de saúde.