Evento do NEPGS debateu a diversidade no Mês do Orgulho LGBTQIA+

O Núcleo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Sexualidade (NEPGS) do IFRS Campus Rolante, com apoio da Direção-Geral, promoveu no dia 26 de junho de 2024 a palestra “Movimento LGBTQIA+: História, Memória, Conquistas e Desafios”, com a professora doutora Lauri Miranda Silva, docente da área de História da instituição.

A palestra foi realizada nos turnos matutino e vespertino para os estudantes dos cursos técnicos de Agropecuária, Administração e Informática, e contou também com a participação de docentes do Campus Rolante. No evento, a professora Lauri, pesquisadora dos temas raça, gênero, classe e sexualidades, apresentou o histórico do movimento, abordando conquistas e desafios bem como trazendo a memória de luta e resistência da comunidade LGBTQIA+.

No início de cada palestra, Lauri desenvolveu uma dinâmica com os estudantes, a partir de desenhos que eles próprios fizeram durante a atividade. Os estudantes desenharam livremente pessoas numa folha e, posteriormente, descreveram os desenhos trocados com os colegas, trazendo a percepção de que todos somos diferentes uns dos outros, em um mundo diverso. “Devemos nos educar para o mundo do trabalho aprendendo a respeitar a diversidade. O que vocês perceberam nos desenhos que cada um fez? Que somos diversos, cada pessoa é diferente uma da outra, com suas próprias características. Devemos buscar o conhecimento aprendendo que a diversidade existe e faz parte do nosso cotidiano. Vocês mesmos mostraram aqui nessa dinâmica que ninguém é igual a ninguém, que a diversidade existe”, destacou a professora.

A ação proposta pelo NEPGS do Campus Rolante visa promover a conscientização no Mês do Orgulho LGBTQIA+, celebrado em junho. A sigla LGBTQIA+ refere-se a lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros, queer, intersexuais, assexuais e mais uma multiplicidade de identidades de gênero. “É de extrema importância as ações do nosso núcleo no Campus Rolante e, principalmente, agora podermos contar com a professora Lauri para trocar experiências com os nossos estudantes”, ressalta a diretora-geral do IFRS Campus Rolante, professora Letícia Martins de Martins.

O mês de junho passou a celebrar o Orgulho LGBTQIA+ no ano de 1969. Após represálias por parte das autoridades a bares frequentados por pessoas LGBTQIA+, na noite de 28 de junho de 1969, em Nova Iorque (EUA), houve resistência e desobediência civil das/dos frequentadoras/es do bar Stonewall Inn. O episódio incentivou outras iniciativas de protesto em várias cidades estadunidenses. No ano seguinte, ocorreu a 1ª Parada do Orgulho Gay.

Sobre o NEPGS:

O NEPGS é um espaço voltado à discussão da igualdade de gênero. Também tem como objetivo o respeito à diversidade sexual e a implementação de ações afirmativas e inclusivas, promovendo a informação e incentivando o debate sadio. Entre outras ações, ao NEPGS compete propor políticas, programas, ações e/ou atividades que envolvam as temáticas relacionadas a Corpo, Gênero, Sexualidade e Diversidade no campus.

Confira abaixo as atividades: