Início do conteúdo

Cursos


TÉCNICOS INTEGRADOS – Formação do Ensino Médio e técnica profissional simultaneamente


 

O Técnico em Agropecuária será capaz de perceber de maneira sistêmica as implicações sociais, econômicas, ambientais, políticas e técnicas de sua atuação profissional dentro da sociedade, agindo para detectar os problemas e aplicar as soluções técnicas, de forma suficientemente criativa, sustentável, rápida e coerente com a realidade na qual está inserido. O profissional estará capacitado a: Planejar, executar, acompanhar e fiscalizar todas as fases dos projetos agropecuários; Administrar propriedades rurais; Elaborar, aplicar e monitorar programas preventivos de sanitização na produção animal, vegetal e agroindustrial; Fiscalizar produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial; Realizar medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais; Atuar em programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa; Difundir o empreendedorismo, o cooperativismo e o associativismo, visando sempre o desenvolvimento rural.

________________________________________________________________________________


 

O egresso do curso Técnico Integrado em Informática, além de formação em ensino médio, terá condições de atuar na análise, desenvolvimento, documentação, testes, implantação e manutenção de sistemas computacionais. A partir dos conhecimentos adquiridos, o egresso poderá atuar no suprimento de demandas tecnológicas em empreendimentos de diferentes portes, tanto na indústria, quanto no comércio e serviços. Entre as capacidades adquiridas pelo egresso ao fim do curso, estão: a utilização de diferentes linguagens de programação e a operação e manutenção de bancos de dados e sistemas operacionais.

_________________________________________________________________________________


 

O egresso do curso Técnico em Administração do Campus Rolante do IFRS terá sólidas bases de aprendizado em nível médio e administrativo. As disciplinas de nível médio fornecerão fundamentos de língua portuguesa, matemática, ciências e filosofia. Já as disciplinas de Administração possibilitarão o aprendizado de questões produtivas, financeiras e de pessoas internas às organizações. Desta forma, estará preparado para o mercado de trabalho e para a continuação de seus estudos, tendo flexibilidade e capacidade de se adaptar a novas situações. Assim, ao concluir o curso, o estudante terá competências e habilidades que lhe permitam desenvolver ações críticas, tanto no seu cotidiano quanto no espaço empresarial que o circunscreve.

  • Duração: 8 semestres
  • Vagas: 35
  • Turno: Tarde

______________________________________________________________________________________________________________________________________

TÉCNICOS CONCOMITANTES/SUBSEQUENTES:

 


 

O egresso do curso Técnico Concomitante/Subsequente em Administração do Campus Rolante do IFRS terá sólidas bases de aprendizado em nível médio e administrativo. As disciplinas de nível médio fornecerão fundamentos de língua portuguesa, matemática, ciências e filosofia. Já as disciplinas de Administração possibilitarão o aprendizado de questões produtivas, financeiras e de pessoas internas às organizações. Desta forma, estará preparado para o mercado de trabalho e para a continuação de seus estudos, tendo flexibilidade e capacidade de se adaptar a novas situações. Assim, ao concluir o curso, o estudante terá competências e habilidades que lhe permitam desenvolver ações críticas, tanto no seu cotidiano quanto no espaço empresarial que o circunscreve.

______________________________________________________________________________________________________________________________________

TÉCNICOS SUBSEQUENTES – Formação técnica profissional para os alunos que já concluíram o Ensino Médio

 

 (2016/1)

 

O Curso Técnico em Administração tem como objetivo geral a formação de um profissional com capacidade empreendedora e de leitura crítica dos diferentes contextos em que as organizações atuam, visando assegurar níveis de competitividade, produtividade, sustentabilidade e de legitimidade frente às condições de um mundo dinâmico. Tudo isso, implica em atuação nas atividades de planejamento, estruturação das empresas, estilos gerenciais e tantas outras variáveis da prática administrativa, bem como a execução qualificada de funções de apoio, gerenciamento da informação, de pessoal e de material.

  • Turno: Noite

_________________________________________________________________________________

(2016/2)

 

Visa formar profissionais capazes de planejar, administrar, executar, acompanhar e fiscalizar todas as fases dos projetos agropecuários como a produção animal, vegetal ou agroindustrial, tendo o foco no desenvolvimento rural local e regional e base na sustentabilidade econômica, social e ambiental.

________________________________________________________________________________

(2016/2)

 

Busca formar profissionais que possam atender às necessidades de empresas públicas, privadas ou terceiro setor, visando a melhoria de qualidade, identificação, análise e solução de problemas bem como a otimização de processos. Espera-se que o egresso consiga promover a melhoria da qualidade e produtividade nas organizações.

__________________________________________________________________________________________________________________________

PROEJA – Tem como perspectiva a proposta de integração da educação profissional à educação básica, buscando a superação da dualidade trabalho manual e intelectual, assumindo o trabalho na sua perspectiva criadora e não alienante.

 


 

Este curso tem como público alvo pessoas maiores de 18 anos interessadas em cursar o ensino médio integrado a uma formação técnica em comércio. Os estudantes egressos deste curso, além da formação de ensino médio, terão formação técnica que composta pelos fundamentos de administração das organizações, contabilidade e custos, gestão financeira, fundamentos de economia, aspectos legais em comércio e especialmente pelos conceitos e técnicas referentes a marketing e vendas, dentro de uma perspectiva empreendedora e cidadã, os formados no curso poderão atuar no varejo em geral, nas áreas comerciais e de marketing de empresas, assim como no setor administrativo dos mais variados tipos de organizações, com enfoque especial no atendimento à clientes e negociação.

  • Carga horária: 2.490 horas
  • Duração: 3 anos
  • Vagas: 40

 

O que é o PROEJA?

O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) tem como perspectiva a proposta de integração da educação profissional à educação básica, buscando a superação da dualidade trabalho manual e intelectual, assumindo o trabalho na sua perspectiva criadora e não alienante.

Criado pelo Decreto nº 5840, 13 de julho de 2006, o PROEJA busca oferecer uma formação humana, no seu sentido lato, com acesso ao universo de saberes e conhecimentos científicos e tecnológicos produzidos historicamente pela humanidade, integrada a uma formação profissional que permita compreender o mundo, compreender-se no mundo e nele atuar na busca de melhoria das próprias condições de vida e da construção de uma sociedade socialmente justa. A perspectiva precisa ser, portanto, de formação na vida e para a vida e não apenas de qualificação do mercado ou para ele.

______________________________________________________________________________________________________________________________________

SUPERIOR DE TECNOLOGIA – Vocação de atender as demandas específicas do mercado de trabalho

 

 

 

 

Dados da coordenação do curso:

>>PPC do Curso

>>Matriz Curricular e Representação Gráfica do Perfil de Formação

 

Professores do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais:

  • Profa. Ms. Aline Beatriz Schuh – lattes

  • Profa. Ms. Ariane Mello Silva Avila – lattes

  • Prof. Ms. Eduardo da Rocha Bassi – lattes

  • Prof. Dr. Getúlio Sangalli Reale – lattes

  • Prof. Ms. Luiz Antônio Teffili – lattes

  • Prof. Dr. Rodrigo Guimarães Belinaso – lattes

  • Prof. Dr. Rafael Hofmeister de Aguiar – lattes

  • Prof. Ms. Bernard Rodrigues Netto – lattes

  • Prof. Dr. Guilherme Monteiro – lattes 

  • Prof. Ms. Fábio Zschornack – lattes

Rede social oficial do curso TPG

https://www.facebook.com/tpgifrsrolante/

Fim do conteúdo