Início do conteúdo

Cursos


Técnicos Integrados:

>>Técnico em Agropecuária

O Técnico em Agropecuária será capaz de perceber de maneira sistêmica as implicações sociais, econômicas, ambientais, políticas e técnicas de sua atuação profissional dentro da sociedade, agindo para detectar os problemas e aplicar as soluções técnicas, de forma suficientemente criativa, sustentável, rápida e coerente com a realidade na qual está inserido. O profissional estará capacitado a: Planejar, executar, acompanhar e fiscalizar todas as fases dos projetos agropecuários; Administrar propriedades rurais; Elaborar, aplicar e monitorar programas preventivos de sanitização na produção animal, vegetal e agroindustrial; Fiscalizar produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial; Realizar medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais; Atuar em programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa; Difundir o empreendedorismo, o cooperativismo e o associativismo, visando sempre o desenvolvimento rural.

 

>>Técnico em Informática

O egresso do curso Técnico Integrado em Informática, além de formação em ensino médio, terá condições de atuar na análise, desenvolvimento, documentação, testes, implantação e manutenção de sistemas computacionais. A partir dos conhecimentos adquiridos, o egresso poderá atuar no suprimento de demandas tecnológicas em empreendimentos de diferentes portes, tanto na indústria, quanto no comércio e serviços. Entre as capacidades adquiridas pelo egresso ao fim do curso, estão: a utilização de diferentes linguagens de programação e a operação e manutenção de bancos de dados e sistemas operacionais.


 

Técnicos concomitantes/subsequentes:

>>Técnico em Administração

O egresso do curso Técnico Concomitante/Subsequente em Administração do Campus Rolante do IFRS terá sólidas bases de aprendizado em nível médio e administrativo. As disciplinas de nível médio fornecerão fundamentos de língua portuguesa, matemática, ciências e filosofia. Já as disciplinas de Administração possibilitarão o aprendizado de questões produtivas, financeiras e de pessoas internas às organizações. Desta forma, estará preparado para o mercado de trabalho e para a continuação de seus estudos, tendo flexibilidade e capacidade de se adaptar a novas situações. Assim, ao concluir o curso, o estudante terá competências e habilidades que lhe permitam desenvolver ações críticas, tanto no seu cotidiano quanto no espaço empresarial que o circunscreve.


 

Técnicos Subsequentes:

>> Técnico em Administração (2016/1)

  • O Curso Técnico em Administração tem como objetivo geral a formação de um profissional com capacidade empreendedora e de leitura crítica dos diferentes contextos em que as organizações atuam, visando assegurar níveis de competitividade, produtividade, sustentabilidade e de legitimidade frente às condições de um mundo dinâmico. Tudo isso, implica em atuação nas atividades de planejamento, estruturação das empresas, estilos gerenciais e tantas outras variáveis da prática administrativa, bem como a execução qualificada de funções de apoio, gerenciamento da informação, de pessoal e de material.
  • Turno: Noite

 

>> Técnico em Agropecuária (2016/2)

  • Visa formar profissionais capazes de planejar, administrar, executar, acompanhar e fiscalizar todas as fases dos projetos agropecuários como a produção animal, vegetal ou agroindustrial, tendo o foco no desenvolvimento rural local e regional e base na sustentabilidade econômica, social e ambiental.
  • Turno: Noite | Vagas: 35 | 3 semestres
  • Projeto Pedagógico

 

>> Técnico em Qualidade (2016/2)

  • Busca formar profissionais que possam atender às necessidades de empresas públicas, privadas ou terceiro setor, visando a melhoria de qualidade, identificação, análise e solução de problemas bem como a otimização de processos. Espera-se que o egresso consiga promover a melhoria da qualidade e produtividade nas organizações.
  • Turno: Noite | Vagas: 35 | 3 semestres
  • Projeto Pedagógico

PROEJA:

>> Técnico em Comércio – PROEJA

Este curso tem como público alvo pessoas maiores de 18 anos interessadas em cursar o ensino médio integrado a uma formação técnica em comércio. Os estudantes egressos deste curso, além da formação de ensino médio, terão formação técnica que composta pelos fundamentos de administração das organizações, contabilidade e custos, gestão financeira, fundamentos de economia, aspectos legais em comércio e especialmente pelos conceitos e técnicas referentes a marketing e vendas, dentro de uma perspectiva empreendedora e cidadã, os formados no curso poderão atuar no varejo em geral, nas áreas comerciais e de marketing de empresas, assim como no setor administrativo dos mais variados tipos de organizações, com enfoque especial no atendimento à clientes e negociação.

  • Carga horária: 2.490 horas
  • Duração: 3 anos
  • Vagas: 40

 

O que é o PROEJA?

O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) tem como perspectiva a proposta de integração da educação profissional à educação básica, buscando a superação da dualidade trabalho manual e intelectual, assumindo o trabalho na sua perspectiva criadora e não alienante.

Criado pelo Decreto nº 5840, 13 de julho de 2006, o PROEJA busca oferecer uma formação humana, no seu sentido lato, com acesso ao universo de saberes e conhecimentos científicos e tecnológicos produzidos historicamente pela humanidade, integrada a uma formação profissional que permita compreender o mundo, compreender-se no mundo e nele atuar na busca de melhoria das próprias condições de vida e da construção de uma sociedade socialmente justa. A perspectiva precisa ser, portanto, de formação na vida e para a vida e não apenas de qualificação do mercado ou para ele.


Superiores:

>>Tecnologia em Processos Gerenciais

O curso objetiva preparar profissionais para a gestão de organizações dos mais variados tipos, que atuem na prospecção de novos mercados; na compreensão das necessidades/desejos de clientes e desenvolvimento de soluções correspondentes; no desenvolvimento de estratégias de marketing e na comercialização; na elaboração e implementação de planos de negócios; na estratégia e operação da gestão financeira; na análise de viabilidade econômica; na gestão da inovação tecnológica; na gestão de pessoas com vistas ao desenvolvimento humano de conhecimentos, habilidades e atitudes; e na gestão de operações, produção e controle da qualidade.

Ao concluir o curso, o profissional terá uma sólida formação teórico-prática, com competências e habilidades que lhe permitam desenvolver ações relevantes na criação, na gestão e no desenvolvimento de negócios e organizações, com ênfase nas características e demandas regionais do Vale do Paranhana.

Uma vez concluído o curso, os egresssos poderão prosseguir os estudos em cursos em nível de pós-graduação.

Fim do conteúdo