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Cláudia Dias Zettermann toma posse como nova diretora-geral do Campus Rolante
A nova diretora-geral do Campus Rolante do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), professora Cláudia Dias Zettermann, tomou posse em solenidade realizada nesta quinta-feira, dia 27 de fevereiro de 2020.
O evento ocorreu na Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves, e contou também com o ato simbólico de recondução de Júlio Xandro Heck ao cargo de reitor do IFRS. Servidores do IFRS, familiares dos dirigentes, reitores de outras instituições de ensino públicas, autoridades, entidades sindicais e imprensa lotaram o auditório.
Trata-se de uma solenidade histórica, a primeira posse de diretores-gerais de todos os 17 campi do IFRS, celebrando a escolha democrática e paritária de estudantes, professores e técnicos administrativos da instituição. Os dirigentes foram eleitos pela comunidade acadêmica do IFRS em outubro de 2019 e assumirão um mandato de quatro anos.
Diretores dos 17 campi do IFRS que tomaram posse na cerimônia
Sobre a nova diretora
Cláudia é médica veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria, mestre e doutora em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista – Campus de Jaboticabal. Iniciou a carreira docente em 1999, no ensino superior, em curso de Bacharelado em Medicina Veterinária. Na rede federal de ensino iniciou sua trajetória em 2011, no IFSP, e em 2015 foi redistribuída para o IFRS Campus Rolante. No Campus Rolante ocupou os cargos de coordenadora de pesquisa, pós-graduação e inovação e de diretora de ensino, além de atuar como docente no curso técnico em agropecuária e de desenvolver projetos de pesquisa, ensino e extensão na área de sanidade animal.
Para os próximos quatro anos, a nova diretora destaca que pretende dar continuidade aos bons resultados obtidos pela gestão anterior e otimizar estratégias que permitam a ampliação das ações de ensino, pesquisa e extensão. Iremos trabalhar pela verticalização do ensino nos três eixos do Campus e realizar estudo diagnóstico das necessidades estruturais e de recursos humanos. Nossa gestão será pautada na transparência de ações, no diálogo e no comprometimento com o Campus. Entre as necessidades mais urgentes destacamos a ampliação do espaço físico, a concretização de obras já em andamento e o início de outras, como a quadra poliesportiva, os laboratórios de campo do eixo de recursos naturais e o acréscimo de laboratórios de tecnologia da informação.
A nova equipe
A partir da posse de Cláudia como diretora-geral, o Campus Rolante também passa a contar com novos responsáveis nos departamentos da instituição. A nova equipe será apresentada aos servidores e à comunidade em breve evento que ocorrerá no dia 04/03/2020, quinta-feira, no Campus Rolante. Conheça:
Chefia de Gabinete: Victoria Cristina de Souza Moura
Coordenação de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação: Cícero Venâncio Nunes Júnior
Coordenação de Extensão: Camila Correa
Coordenação de Gestão de Pessoas: Cristian Sezer Rheinheimer
Coordenação de Desenvolvimento Institucional: Jesus Rosemar Borges
Coordenação de Tecnologia da Informação: Alcione Rosa de Morais
Direção de Ensino: Fabio Zschornack
Coordenação de Ensino: Carlos Alberto Steinmetz
Coordenadora de Assistência Estudantil e Pedagógica: Ilisandro Pesente
Coordenação de Registros Acadêmicos: Fabrício Maurer
Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais: Aline Beatriz Schuh
Coordenadora do Curso Técnico Concomitante/Subsequente e do Curso Integrado em Administração: Ana Paula Ferreira Alves
Coordenadora do Curso Técnico Integrado e do Curso Técnico Concomitante/Subsequente em Agropecuária: Gabriela Javornik Barroso
Coordenador do Curso Técnico Integrado em Informática: Gabriel Marchesan
Coordenadora do Curso Técnico Integrado em Comércio – PROEJA: Ione dos Santos Canabarro Araujo, cargo em transição para Fernando Gonçalves de Gonçalves
Coordenador do Curso Técnico Concomitante/Subsequente em Qualidade: Luiz Antonio Teffili
Direção de Administração: Adriana de Oliveira
Coordenação de Licitações e Contratos: Marcelo Lauer Mota
Coordenadoria de Administração e Execução Orçamentária: Luciana Lopes de Freitas
Coordenação de Infraestrutura: Vagner Ribeiro Gaier
Uma gestão que se encerra
Cláudia substituirá o professor Jesus Rosemar Borges, que atuou como gestor em praticamente toda a fase de implantação, sendo que sua trajetória de envolvimento com o Campus Rolante se confunde com sua própria história, pois colaborou com este projeto desde o ano de 2010, época em que a comunidade do Vale do Paranhana sonhava com uma escola técnica na região. Porém, sua atuação efetiva na gestão desta unidade ocorreu de 03 de maio de 2013 a 27 de fevereiro de 2020, contabilizando quase 2500 dias. Durante todo este período, acompanhou e coordenou as primeiras ações de preparo do terreno para a construção do prédio escolar, a compra de mobiliário e equipamentos, a chegada dos primeiros servidores, o início dos cursos em locais provisórios e a inauguração da sede própria.
Desde então, já se formaram várias turmas de cursos técnicos em Administração, Agropecuária e Qualidade. Recentemente ocorreram as formaturas das primeiras turmas do curso técnico em Comércio na modalidade de EJA e do curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais. Além dos cursos regulares, também foram ofertadas diversas opções de cursos de extensão, os quais são de curta duração, mas que conferem um importante certificado de qualificação aos estudantes. Semelhante a estes cursos de extensão, o Campus Rolante atuou durante os primeiros anos com os cursos de formação inicial e continuada pelo programa Pronatec, sendo que entre 2013 e 2015 foram disponibilizadas mais de 30 turmas em diversas áreas do conhecimento, em parceria com prefeituras, entidades e empresas de 9 municípios da região do Paranhana e fora dela.
Atualmente, esta unidade conta com mais de 70 servidores, funciona em um terreno de 57 hectares com uma estrutura física de 2700 m² de área construída e contabiliza mais de 600 alunos matriculados nos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, cursos Técnicos Concomitantes/Subsequentes ao Ensino Médio, curso Técnico Integrado ao Ensino Médio na modalidade da Educação de Jovens e Adultos e no curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais. Este último, por se tratar de curso superior, recebe avaliação periódica por comissão designada pelo Ministério da Educação, sendo que em sua primeira avaliação ocorrida no final de 2018, obteve conceito máximo em qualidade de oferta, o que demonstra o ótimo trabalho que vem sendo feito nesta instituição pública de educação profissional.
O professor Jesus destaca que “a partir de agora, teremos a coordenação da gestão sob a responsabilidade da professora Cláudia Dias Zettermann, a qual foi eleita democraticamente pela comunidade interna com uma expressiva votação e a quem tive grande satisfação em passar o comando, pois sempre demonstrou muita dedicação ao campus e reúne excelentes qualidades para fazer um ótimo trabalho.”