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Campus Rolante recebe Prêmio Mérito Extensionista no 9º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS


Gabriela e Jéssica na cerimônia de entrega do Prêmio Mérito Extensionista

O IFRS Campus Rolante recebeu mais uma vez o Prêmio Mérito Extensionista Professora Cibele Schwanke, durante o 9º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS.

A aluna Jéssica Letícia Gossler foi premiada pelo projeto de Extensão “Inspirando gurias – “Difundindo o conhecimento sobre igualdade de gênero e empoderamento feminino nas escolas do Vale do Paranhana/RS”. E a servidora Gabriela Sant’Anna ficou com o primeiro lugar no prêmio na categoria Técnico Administrativo com o projeto de Extensão “Biodidáticos em ação: ferramentas para um ensino de ciências eficiente”.

Prêmio Mérito Extensionista

O prêmio Mérito Extensionista Professora Cibele Schwanke chega a sua terceira edição. A premiação tem o objetivo de reconhecer e incentivar as boas práticas extensionistas desenvolvidas no IFRS.

Nesta edição foram sete trabalhos homologados, sendo três de professores, um de estudante e três de técnicos administrativos. Essa é a segunda edição em que as iniciativas são voltadas à divulgação de práticas extensionistas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). As boas práticas são programas e projetos de extensão implementados em 2023 e 2024 com resultados parciais ou finais apresentados até agosto deste ano.

Confira os premiados Categoria Docente

1.º lugar – Magda Gisela Cruz dos Santos – Campus Veranópolis –
Título: Projeto diálogos interculturais: imigrantes de ontem e de hoje no município de Veranópolis/RS

2.º lugar Lúcia Silveira Alda – Campus Rio Grande –
Título: Empoderamento gráfico: capacitando redes de meninas do Ensino Médio em comunicação visual

3.º lugar Bruna de Oliveira Bortolini – Campus Veranópolis –
Título: Projeto integrador: experiências e inovações no ensino do Curso Técnico Integrado em Administração

Categoria Estudante

1.º lugar Jéssica Letícia Gossler – Campus Rolante
Título: Inspirando gurias – “Difundindo o conhecimento sobre igualdade de gênero e empoderamento feminino nas escolas do Vale do Paranhana/RS”.

Categoria Técnico Administrativo

1.º lugar Gabriela dos Santos Sant’Anna – Campus Rolante
Título: Biodidáticos em ação: ferramentas para um ensino de ciências eficiente

2.º lugar Shana Paula Segala Miotto – Campus Bento Gonçalves –
Título: Trabalhando a análise sensorial com crianças e adolescentes: difundindo os diferentes tipos de uso de erva

3.º lugar Liana Vianna – Campus Caxias do Sul –
Título: Projeto altas habilidades e superdotação (AH/SD) – Precisamos falar sobre isso!

Sobre o projeto Inspirando Gurias:

O projeto propõe a conscientização e o debate sobre a importância do empoderamento feminino e da igualdade de gênero entre os estudantes de escolas da rede pública do Vale do Paranhana (RS) buscando criar uma mudança cultural dentro das escolas, inspirando as alunas e conscientizando toda a comunidade escolar sobre a importância desses assuntos descasos, criando um ambiente educativo onde serão trabalhados questões de autoconhecimento, autoestima, saúde da mulher e igualdade de oportunidades. Para isso serão realizadas palestras e rodas de conversas, organizadas com a coordenação pedagógica das escolas, sobre os assuntos citados acima, tendo como público-alvo, estudantes dos anos finais do ensino fundamental das escolas parceiras e do ensino médio do IFRS Campus Rolante.

Sobre o projeto Biodidáticos em ação: ferramentas para um ensino de ciências eficiente:

O projeto visa desenvolver estratégias educacionais lúdicas e aplicá-las dentro de sala de aula como forma de enriquecer o ensino, elucidando assim conceitos teóricos por meio de atividades práticas. Para isso, são confeccionados modelos educativos de diferentes materiais, como por exemplo, bactérias em feltro, estruturas virais e celulares em massa biscuit, insetos em resina, quebra-cabeça de estruturas fúngicas em EVA, caixas didáticas de abelhas sem ferrão entre outros. Após a confecção desses materiais, aulas práticas e divertidas são ofertadas para estudantes do ensino fundamental do Vale do Paranhana (RS). Durante a realização das ações, é possível perceber que através da experimentação, os alunos vivenciam os temas abordados na sala de aula e os correlacionam com a prática. Além disso, é observado uma maior curiosidade, a qual estimula o desenvolvimento do pensamento crítico. Assim, o projeto tem como objetivo ajudar a construir uma base sólida de conhecimento, promovendo uma atitude positiva em relação à ciência e incentivando o aprendizado contínuo ao longo da vida.

 

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