Alunos do Curso Técnico em Agropecuária visitam Expointer, em Esteio

No agronegócio, a inovação tecnológica, a busca da informação e da atualização de conhecimentos são fatores decisivos para o sucesso. Com o objetivo de se inserir neste contexto, os estudantes do Curso Técnico Agropecuária Integrado e Subsequente do Campus Rolante, juntamente com os professores Izelmar Todero, Andressa Minussi Pereira Dau,  Médelin Marques da Silva, Josmael Corso e o Técnico em Agropecuária Regis Araujo Rodrigues estiveram presentes na 42ª Expointer, no Parque Assis Brasil, em Esteio.

Considerada a maior feira da América Latina, a Expointer reúne as últimas novidades da tecnologia agropecuária e agroindustrial. Estão expostas as mais modernas máquinas, o melhor da genética e as raças de maior destaque criadas no Estado. Professores e técnico tiveram a oportunidade de se atualizar no que diz respeito ao agronegócio e aproveitaram para aproximar a Instituição, responsável pela formação de futuros Técnicos em Agropecuária,  do mercado de trabalho.

A diversidade é a marca dessa exposição. Os estudantes tiveram oportunidade de conhecer diversos exemplares de cada raça de bovinos de corte, bovinos de leite, bubalinos, equinos, ovinos, pássaros, aves, chinchilas e coelhos. Ainda, aproveitaram para trocar ideias com expositores e participar de palestras e seminários dos mais diversos assuntos voltados para a produção agropecuária.

Uma das atrações é a Feira de Agricultura Familiar onde é realizada a divulgação e comercialização de produtos da culinária colonial gaúcha, como pães, bolos e cucas, doces e chimias, salames, queijos, conservas, licores e embutidos, produzidos nas agroindústrias familiares de todo o estado. Dessa forma, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os mais diversos subprodutos que agregam valor a matéria prima produzida nas propriedades rurais familiares.

A agricultura caminha numa direção que a inovação tecnológica, a busca da informação e da atualização de conhecimentos, são fatores decisivos para o sucesso. De acordo com os professores, estas viagens técnicas permitem que durante o curso técnico em agropecuária os estudantes tenham conhecimento prático e teórico em diferentes áreas obtendo vivências importantes para sua formação.