Estude no IFRS
Conclusão do curso Agricultora Orgânica no IFRS Campus Rolante marca a força das Mulheres Mil
O IFRS Campus Rolante promoveu no dia 11 de dezembro de 2025, no Auditório da instituição, a formatura do Curso de Formação Inicial Agricultora Orgânica – Programa Mulheres Mil. Sob a coordenação do Departamento de Extensão do campus, o curso ofertou 25 vagas por meio do Programa Mulheres Mil, do Governo Federal.
A cerimônia foi marcada pela emoção das alunas concluintes. Em seu discurso de oradora da turma, a aluna Jeni Iaronka destacou a oportunidade do IFRS abrir as portas para um espaço de aprendizado e crescimento. “Estendemos nosso sincero agradecimento ao Governo Federal por tornar possível este curso vital de inclusão social. Nossa jornada é feita de superação de dificuldades, de enfrentar a vida com a cabeça erguida, lutando por dignidade e respeito. Queremos ser reconhecidas pela essência de quem somos, não pelo que o mundo espera que sejamos. Somos Mulheres Mil. Somos a força que transforma”, ressaltou.
O Mulheres Mil é um programa do Governo Federal para elevar a escolaridade e promover a inclusão socioprodutiva de mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica por meio da oferta de cursos de qualificação profissional. Além das 25 alunas e servidores colaboradores, o Mulheres Mil no Campus Rolante teve como equipe gestora a professora coordenadora Adriana Corrent, a pedagoga Melânia Biasus e a psicopedagoga Roberta Di Giorgio Petry.
A coordenadora do programa no campus lembrou o propósito do Mulheres Mil: “abrir portas, criar oportunidades fortalecer sonhos. Hoje celebramos muito mais do que um certificado. Celebramos trajetórias, coragem, afetos e o poder transformador da educação quando ela chega onde precisa chegar: às mulheres que sustentam suas casas, suas comunidades e, muitas vezes, o próprio território em que vivem”, aponta Adriana.
A mesa de cerimônia contou com a participação da diretora de Administração do Campus Rolante, Cassandra Paz Azevedo (representando a Direção Geral), a professora Adriana Corrent (coordenadora de Extensão do campus e coordenadora do Mulheres Mil), o secretário parlamentar Patrick Veiga (representando a deputada federal Fernanda Melchionna – PSOL) e o diretor do SINE Daniel Torres (representando o prefeito municipal de Rolante, Alceu Trevizani).
A diretora de Administração do campus finalizou a cerimônia destacando que o IFRS está de portas abertas para as alunas concluintes continuarem seus estudos e trocarem conhecimento. “Estamos aqui para celebrar não apenas o fim de um curso, mas o início de uma nova e promissora etapa na vida de mulheres incríveis. O Programa Mulheres Mil, com sua missão fundamental de promover a inclusão social e o empoderamento econômico por meio da educação profissional, encontrou na parceria entre o IFRS e a vontade de aprender e ensinar dessas mulheres o ambiente perfeito para florescer”, afirmou.
Confira as alunas formandas:
- Amália Anita Dall’Aqua
- Ana Paula Camargo de Vargas
- Cledi Conceição Faleiro da Silva
- Delci Clair Colombo
- Denise Moraes dos Santos
- Doraci Ivone Schmidt
- Gladis Voltz
- Irma Gheno
- Isabel Cristina dos Santos Rosa
- Jeni Iaronka
- Leocádia Marta Zimmer
- Maria da Graça Schimidt
- Maria de Lourdes Otto
- Miriam Raymundo
- Noeli Reinheimer
- Rosangela Tadler
- Valquíria Leonor Zimmer Zucatti
- Zenaide Bernardete Laux
Sobre o Programa Mulheres Mil:
O Programa Mulheres Mil tem como objetivo ampliar o acesso à educação, promover a inclusão social e o exercício da cidadania, além de trabalhar pela igualdade de gênero e enfrentamento à violência contra a mulher. Tem como pilar estruturante o respeito às diferenças constitutivas das mulheres e de suas interseccionalidades raciais, étnicas, de orientação sexual e de identidade de gênero, das pessoas com deficiência, geracionais, regionais e de territórios. No mesmo sentido que se insere a afirmação do direito ao acesso à educação profissional e tecnológica para as mulheres em situação de vulnerabilidade social que, no decorrer das suas trajetórias de vida, tiveram negado o direito fundamental à escolaridade, ao conhecimento, à tecnologia e à inovação gerados pela sociedade.



