Trabalhos de estudantes e exposição de projetos do IFRS estarão na Mostratec 2024

Pelo segundo ano consecutivo o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) estará presente com um estande na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), em Novo Hamburgo/RS, de 22 a 24 de outubro de 2024 (período para visitação pública).

Além do espaço, 12 projetos de pesquisa de alunos do Instituto são finalistas do evento e serão apresentados. Alguns trabalhos foram selecionados nas mostras dos campi que são filiadas à Mostratec, e outros foram submetidos diretamente à seleção da Mostra (veja lista abaixo).

O Campus Rolante estará presente entre os finalistas com o projeto Biodidáticos em ação: Ferramentas para um ensino de ciências eficiente, desenvolvido pelas bolsistas Jasmini Becker Rhor e Sofia Müller David sob a coordenação da servidora Gabriela dos Santos Sant’anna.

Projeto Biodidático é desenvolvido pelas estudantes bolsistas Sofia Müller David e Jasmini Becker Rhor

O trabalho atende as escolas de Ensino Fundamental Rosa Elsa Martins (Taquara) e Getúlio Vargas (Parobé)

O projeto é um dos 12 finalistas do IFRS a participarem da Mostratec

No estande do IFRS, o público poderá saber mais sobre a estrutura da instituição, cursos ofertados, bem como visualizar alguns projetos desenvolvidos que estarão expostos. Dentre eles a caixa de areia de realidade aumentada do “Mundo para os sentidos, sentidos para o mundo”, desenvolvido pelo IFRS Campus Caxias do Sul.

Sobre a Mostratec

A 39ª edição da Mostratec terá a participação de estudantes de 12 países de 21 Estados da federação. O evento é  uma feira de ciência e tecnologia na qual são apresentados projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento realizados por jovens cientistas da educação infantil ao ensino médio, incluindo a educação técnica profissionalizante. Conta com exposição de projetos e eventos integrados.

Estará aberta para visitação gratuita de 22 a 24 de outubro, das 13h30 às 21h, nos pavilhões da Fenac, na avenida das Nações Unidas, 3.825, bairro Ideal.

Trabalhos do IFRS finalistas

Campus Bento Gonçalves

– Além das missões: os impactos jesuítas na educação Riograndense

– Breve Histórico Ambiental: um estudo sobre o manejo de embalagens de agrotóxicos no município de Bento Gonçalves – RS