Campus disponibiliza site ‘Alerta Rolante’ para informações meteorológicas durante eventos extremos

Um grupo de servidores do IFRS Campus Rolante, formado pelos professores Fernando Luis Hillebrand e Frederico Schardong, e os técnicos-administrativos da área da Tecnologia da Informação (TI) Alcione Rosa de Morais, Luciano Oliveira Bonifácio e Rubens Ozorio Barros – com colaboração externa de Fernanda Larissa Müller (ex-aluna do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio), criou o site Alerta Rolante, disponível no endereço eletrônico https://alerta.rolante.ifrs.edu.br/

Em um único local, o usuário poderá encontrar diversas informações relacionadas a alertas e informações meteorológicas durante eventos extremos que estão ocorrendo na região de Rolante (RS). A página oferece também as seguintes informações:

💡  Alertas emitidos pelo Corpo de Bombeiros Voluntários no sistema GAIA;
💡 Acesso em tempo real dos dados coletados pelas estações meteorológicas que estão instaladas ao longo das bacias hidrográficas dos rios Areia, Rolante Mascarada;
💡  Mapa com a localização das chuvas em tempo real no Estado por meio de imagens de radar;
💡  Mapa com a previsão das chuvas para as próximas horas no Estado;
💡  Outras informações relacionadas a mapeamentos das manchas de inundação, deslizamentos de terra e relevo dos rios.

O endereço eletrônico será atualizado permanentemente conforme novas ferramentas ou informações forem lançadas pelos diversos órgãos municipais de Rolante e instituições que apoiam o projeto, como a Defesa Civil Municipal, Prefeitura Municipal, Corpo de Bombeiros Voluntários, Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (STAF), Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Agropecuária de Rolante e Riozinho (ACISA), Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IPH/UFRGS) e Grupo de Pesquisas em Desastres Naturais (GPDEN/UFRGS).