IFRS Campus Rolante promove visita técnica de estudantes ao campus da Unisinos

Uma comitiva de 54 estudantes e seis servidores do IFRS Campus Rolante realizou visita técnica ao campus da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e na empresa SAP, em São Leopoldo, no dia 14 de agosto. A atividade foi uma iniciativa das professoras Bibiana Cardoso da Silva e Kaiane Mendel, docentes de Português/Inglês, e do professor Ricardo da Silva da Silva, docente de Administração, contemplando as turmas de terceiro e quarto ano dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio de Informática e Administração.

Pela manhã, a comitiva realizou um tour guiado pelo campus da Unisinos, em São Leopoldo, conhecendo a estrutura da universidade e os cursos ofertados pela instituição. No turno da tarde, os estudantes visitaram a empresa SAP, localizada no campus da Unisinos, como forma de imersão no mercado de trabalho tech. No tour, a comitiva teve a oportunidade de conhecer ambientes inovadores, sustentáveis e tecnológicos, aproximando-se da cultura da empresa e do dia-a-dia dos profissionais, além de receber dicas e orientações sobre processos seletivos, mercado de trabalho e oportunidades de estágio ofertadas pela SAP.

Uma das apresentações durante a visita guiada na SAP, a “Dev Talks”, foi conduzida por Felipe Ricardi e Guilherme Tamara Xavier, estudantes egressos de Institutos Federais que atuam como desenvolvedores na SAP. Felipe é aluno egresso do Médio Técnico do IFRS Campus Canoas e Guilherme é aluno egresso do Médio Técnico do IFSul Campus Sapucaia do Sul, onde também cursa o Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS).

“Foi um encontro bastante emocionante, pois os colaboradores da SAP relataram como a trajetória deles nos IFs foi determinante para seu desenvolvimento pessoal e profissional”, afirma a professora Bibiana. De acordo com a professora Kaiane, as profissionais de Recursos Humanos da empresa destacaram que os IFs são bastante reconhecidos por empresas como a SAP. “No caso de graduandos, já ter a formação em cursos técnicos ainda no Ensino Médio é vista como um diferencial para a empresa, segundo destacaram as recrutadoras”, salienta.

Kaiane também ressalta que, durante a visita técnica, os estudantes do IFRS Campus Rolante puderam observar qual o perfil profissional exigido pelo mercado de trabalho em relação às áreas técnicas. “Uma formação multilíngue, especialmente no caso da Língua Inglesa, é requisito para que nossos estudantes tenham acesso a oportunidades de trabalho em empresas como a SAP”, afirma. A língua de operação da empresa, segundo a professora, é o inglês.

A experiência que os estudantes tiveram nessa visita fortaleceu a importância de iniciativas como o “English Club”, projeto de ensino coordenado por Bibiana e Kaiane. Para Milena de Souza Sutel, bolsista do projeto e aluna do 3º ano do Curso Técnico em Informática do IFRS Campus Rolante, visitar a Unisinos e a SAP foi uma experiência incrível. “Na Unisinos, pude perceber a grandiosidade do campus, não só pelo tamanho, mas também pelo espaço acolhedor, com uma vasta gama de cursos disponíveis. Na SAP, o ambiente foi bastante receptivo, um momento especial para os alunos da Informática, que se interessaram muito pela empresa. As oportunidades que eles oferecem, especialmente para profissionais da Tecnologia da Informação, são realmente empolgantes”, conta.

Para a psicóloga do IFRS Campus Rolante, Vanessa Berni, coordenadora do Projeto de Orientação Profissional na instituição, finalizar o Ensino Médio pode trazer momentos de ansiedade e inquietações sobre os caminhos a seguir após a conclusão dessa etapa. “Acredito que quanto mais informações os estudantes tiverem das possibilidades que eles podem alcançar, mais tranquilo se torna esse processo de tomada de decisão”, destaca.