Início do conteúdo

Segundo dia de Jogos do IFRS: para além do esporte, integração e aprendizados


Confira os resultados dos Jogos – etapa Sertão e os relatos dos professores de educação física sobre o que a participação agrega na formação e na vida dos estudantes. 

O segundo dia dos Jogos do IFRS – etapa Sertão, nesta sexta-feira, 30 de junho de 2023, começou já com partidas finais! A decisão do vôlei de praia feminino ocorreu ainda no início da manhã, e o Campus Feliz sagrou-se campeão. O dia foi também de disputas finais de futsal feminino, tendo o Campus Ibirubá como primeiro colocado (confira mais resultados abaixo). E ocorrem ainda jogos de basquete e handebol feminino e de futsal e vôlei masculino.

As torcidas estavam empolgadas desde cedo. Essa animação é sempre um dos pontos altos do evento e estimula a querer voltar no ano seguinte. Afinal, os Jogos vão além de incentivar o esporte.

O professor de educação física Luciano Nascimento Corsino, do Campus Rolante, acompanha os estudantes no evento desde 2017 e afirma que os Jogos contribuem para várias dimensões da vida dos alunos, como a socialização e o senso de coletivo. “O nosso campus fica em uma cidade pequena, e muitos alunos não conhecem outros lugares. Eles terem essa experiência de viajar, conhecer pessoas, é algo muito rico. E isso ajuda a construir a identidade deles com o campus, pois passam a participar mais das atividades, se envolvem mais.”

Luciano conta que as primeiras delegações de Rolante a participarem dos Jogos chegaram tímidas, só observando a movimentação de torcidas dos campi mais antigos. Hoje é diferente. “Com o tempo, eles começaram a interagir e agora já estão fazendo música para cantar, trazendo instrumentos da banda para fazer a torcida. É algo em comum que eles se mobilizam para construir.”

Nos Jogos pela segunda vez, o professor de educação física do Campus Farroupilha, Ricardo Pedrozo Saldanha, destaca valores que o esporte traz “para essa gurizada”, estando em primeiro lugar a formação pessoal. “E qual é o valor que se passa aqui? Primeiro, o respeito: respeitar o adversário, o meu colega, a diversidade.” Ele cita também a excelência, “na tentativa de se superar, de superar o adversário. São valores que o esporte acaba passando, eles vivenciam e levam para compartilhar com os colegas que ficaram.”

Para a professora Cibele Alves Dos Santos, do Campus Bento Gonçalves, são esses aprendizados que compensam os desafios e a correria dos dias de Jogos. “Tá sendo puxado, todo ano é. A gente dorme pouco, come mais ou menos, tem horários diferentes da nossa rotina e está sempre correndo. Isso é cansativo, mas ao mesmo tempo é legal, porque a gente vê coisas como alunos esquecendo um tênis, uma mochila… eu catando tudo, e outros estudantes vêm, ajudam, carregam as coisas uns dos outros.”

Para ela, a delegação é um time no qual todos se ajudam. “Se o estudante está competindo ou não, ele fica ao lado dos colegas dando suporte e apoio. Eu espero que essas lembranças sejam o que fique para eles pelo resto da vida, os momentos juntos, desde a saída, na arquibancada, no ônibus, em cada momento vivido até o retorno.”

Esta é a oitava edição dos Jogos do IFRS e está reunindo 600 participantes, de 16 campi do IFRS, em Sertão. As atividades terminam neste sábado, 1º de julho, quando ocorrerão as disputas de handebol feminino, vôlei de praia masculino e atletismo. O encerramento está previsto para ocorrer às 16h.

 

Saiba mais sobre o primeiro dia da etapa Sertão

As competições começaram na quinta-feira, 29 de junho, quando ocorreu também uma cerimônia de abertura, às 20h, com a presença do reitor, Júlio Xandro Heck, de pró-reitores e diretores-gerais de campi. Foi realizada ainda a entrega de medalhas para as modalidades que já tinham vencedores: handebol masculino, basquete masculino e vôlei feminino. Em seguida, o Grupo Instrumental do Campus Osório fez uma apresentação cultural (leia mais sobre o primeiro dia de Jogos).

Sobre os Jogos do IFRS

Os Jogos do IFRS têm organização da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) com o apoio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e dos professores de educação física dos campi. São voltados a estudantes com idade de até 19 anos.

Os atletas vencedores participarão dos Jogos Regionais dos Institutos Federais 2023, em Blumenau/SC, de 29 de agosto a 1º de setembro. Quem vencer na etapa regional vai para os Jogos Nacionais, de 23 a 27 de outubro, em Fortaleza/CE.

Leia também:

Fim do conteúdo