Geral
Recursos de tecnologia assistiva são disponibilizados para estudantes do IFRS
Kits com materiais produzidos pelo Centro Tecnológico de Acessibilidade do Instituto são entregues aos campi para uso por alunos com deficiência e outras especificidades.
Para melhor atender os estudantes com deficiência ou outras necessidades educacionais específicas, o Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul está entregando kits com recursos de tecnologia assistiva aos campi. A distribuição iniciou em março e continua durante o mês de abril.
Os materiais são destinados aos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napnes) ou Núcleos de Ações Afirmativas (Naafs) e visam auxiliar e instrumentalizar os profissionais que trabalham nesses espaços com o atendimento de estudantes. Fazem parte do kit:
- Lupa de mão;
- Rotuladora manual Braille (Rotex) e fita: ferramenta para gerar fitas autoadesivas em Braille;
- Teclado com colmeia: capa de acrílico sobreposta ao teclado que impede que pessoas com limitações físico-motoras ou com tremores esbarrem em teclas desnecessárias durante a digitação;
- Plano inclinado: permite posicionar o livro ou o material a ser lido em uma base inclinada, facilitando a leitura;
Suporte para utilizar o celular como lupa: base que permite posicionar o celular em sua superfície e manuseá-lo durante o uso de um aplicativo de lupa; - Caderno com pauta ampliada: é um caderno com o espaçamento entre as linhas maior do que o de um caderno convencional e com as pautas mais marcadas, facilitando a escrita de estudantes com baixa visão;
- Engrossador de lápis: facilita o manuseio de materiais como lápis, caneta e giz, para pessoas que apresentam dificuldade para segurar objetos escolares de espessura fina;
- Réguas de leitura: melhoram as habilidades de leitura, evitando que o estudante pule linhas ou palavras em um texto; e
Materiais pedagógicos acessíveis: linhas do tempo histórico (Geral, Pré-história, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea), mapa das regiões hidrográficas do Brasil, célula vegetal, célula animal e camadas da Terra.
Além dos recursos, está sendo entregue também um documento que apresenta e explica a finalidade e o uso de cada ferramenta.
Materiais foram elaborados no IFRS
Com exceção da lupa de mão e da rotuladora Braille, os demais recursos de tecnologia assistiva são confeccionados pelo CTA, que disponibiliza em seu site manuais e arquivos para que outras instituições também possam confeccioná-los.
Já os materiais pedagógicos acessíveis foram desenvolvidos por meio do Projeto Centro de Referência em Tecnologia Assistiva (CRTA) do IFRS, uma ação financiada pelo Ministério da Educação cujo objetivo principal é disseminar para toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT) os conhecimentos sobre o uso e o desenvolvimento de tecnologia assistiva. Participaram das diferentes fases do projeto, além do CTA (Reitoria), os campi: Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Porto Alegre, Restinga e Rio Grande (2018); Bento Gonçalves, Porto Alegre, Restinga e Farroupilha (2020); Bento Gonçalves, Farroupilha, Restinga e Rio Grande (2021/2022).
Para a coordenadora do CTA, Bruna Poletto Salton, a entrega representa a possibilidade de auxiliar na instrumentalização dos Napnes e Naafs. “O kit contempla alguns recursos básicos de tecnologia assistiva, com possibilidades diversas de utilização, e materiais pedagógicos acessíveis, com relevo, Braille e material manipulável em 3D. Além de o núcleo passar a contar com esses recursos, a ação visa a uma aproximação com o CTA e é uma maneira de mostrar um pouco do trabalho que o setor realiza nessa área.”
Kits vão contribuir também para a formação nas áreas de licenciaturas e pedagogia
A coordenadora do Napne do Campus Farroupilha, Luciara Brun, aponta a relevância dessa ação para a instituição enquanto espaço inclusivo. Os materiais serão utilizados pelos estudantes com necessidades educacionais específicas do campus, “como alunos com baixa visão, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e outras especificidades”, e também podem ser disponibilizados para os estudantes de cursos de pedagogia, licenciaturas e formação de professores. Dessa forma, vão colaborar na formação de futuros profissionais em relação à inclusão e possibilidades de confecção, adaptação e uso de tecnologia assistiva e materiais pedagógicos acessíveis.
Além dos recursos que compõem o kit e outros, o CTA também atua sob demanda na fabricação, adaptação, uso e avaliação de recursos de tecnologia assistiva para estudantes com deficiência e outras necessidades educacionais específicas matriculados nos IFRS. Para conhecer mais sobre esse trabalho, acesse a página de serviços oferecidos pelo CTA.