Geral
Programa Pé no Futuro oferecido pelo IFRS capacita jovens em empreendedorismo
Podem participar pessoas de até 24 anos que já concluíram o ensino médio e não tenham ingressado no ensino superior de graduação. São cem vagas distribuídas entre os campi Rio Grande, Erechim, Farroupilha e Restinga (Porto Alegre).
Com o objetivo de oferecer formação técnica e aprimorar habilidades para jovens de até 24 anos que já concluíram o ensino médio e não tenham ingressado no ensino superior de graduação, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) está com inscrições abertas para o Programa Pé no Futuro.
O Programa busca capacitar jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, proporcionando-lhes habilidades e conhecimentos para iniciar e gerenciar seus próprios negócios. Há oportunidades também para estudantes e servidores do IFRS e membros da comunidade externa atuarem como mentores e monitores (saiba mais abaixo).
Os estudantes selecionados para participar do Programa receberão capacitações em áreas estratégicas, como marketing digital, gestão financeira, inovação, tecnologia e inteligência artificial. O Pé no Futuro também vai promover o aprimoramento de habilidades relacionadas a liderança, comunicação, colaboração e resiliência para o futuro do trabalho (soft skills). Dessa forma, espera-se que os participantes desenvolvam competências empreendedoras e contribuam para o crescimento socioeconômico sustentável de suas comunidades.
As aulas estão previstas para começar no dia 17 de novembro e ocorrerão de forma presencial, de segunda a quinta-feira, das 19h às 22h. O Programa está organizado em três fases:
Fase I – duração de três meses (distribuídos em 160 horas de formação), em que será oferecida uma capacitação técnica e gerencial para que possam iniciar, gerenciar e expandir novos negócios. Haverá auxílio de RS 600,00/mês. Ao final, apresentarão projetos de empreendimentos, dos quais cinco serão selecionados para seguir para a fase seguinte.
Fase II – duração de seis meses, em que os participantes receberão prêmio financeiro para a implementação do negócio, bem como o direito ao auxílio orçamentário, mentoria e acompanhamento.
Fase III – duração de seis meses, será de acompanhamento dos empreendimentos por parte do IFRS, sem auxílio financeiro aos estudantes.
Seleção de estudantes
As inscrições para a seleção de estudantes já estão abertas e podem ser feitas até o dia 06 de novembro de 2025, através do formulário disponível no Edital da Pró-reitoria de Extensão (Proex) 37/2025. São 100 vagas distribuídas entre quatro campi: Erechim – 30; Farroupilha – 20; Restinga (Porto Alegre) – 30; e Rio Grande – 20.
Podem participar egressos de escolas públicas, obrigatoriamente com cadastro no CadÚnico, sendo 50% das vagas preferencialmente aos que foram beneficiários do Programa Pé de Meia do Governo Federal.
O Programa Pé no Futuro é uma iniciativa do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação. Está sendo desenvolvido em diversos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia nas cinco regiões do país.
Seleção de monitores e mentores
As inscrições para monitores podem ser feitas até 02 de novembro, pelo formulário que consta no Edital Proex 35/2025. São 10 vagas entre os campi, sendo três para Erechim; duas para Farroupilha; três para Restinga (Porto Alegre); e duas para Rio Grande.
Podem participar servidores efetivos, professores substitutos ou visitantes do IFRS; estudantes maiores de idade, regularmente matriculados nos cursos técnicos e superiores de graduação ou pós-graduação do Instituto.
Já as inscrições para mentores vão até 04 de novembro pelo formulário disponível no Edital Proex 36/2025. São 11 vagas para cada um dos quatro campi. Podem participar servidores efetivos, professores substitutos ou visitantes do IFRS; e membros da comunidade externa.