Início do conteúdo

Documentos e orientações da Biblioteca


Regimento Interno do SIBIFRS

Documento que normatiza o Sistema de Bibliotecas do IFRS (SIBIFRS). Organizado para parametrizar organização, finalidades e competências do Sistema de Bibliotecas, Comissão de Representantes de Bibliotecas (COREB), Coordenação Geral, bibliotecas que integram o SIBIFRS, recursos humanos vinculados às bibliotecas como bibliotecários e servidores de apoio, estrutura administrativa e física das Bibliotecas e Comissões de Estudos e Trabalhos Temáticos – CETTs. O Documento também aborda o acesso às Bibliotecas, usuários, empréstimo domiciliar, renovações e reservas além das disposições finais.

 

Política de Desenvolvimento de Coleções do SIBIFRS

Documento que tem por objetivo estabelecer normas e diretrizes visando à padronização dos processos que envolvem a formação e o desenvolvimento das coleções das bibliotecas que compõem o Sistema de Bibliotecas do IFRS – SIBIFRS. Ainda em fase de aprovação pelos Conselhos do IFRS.

 

Regimento Interno Biblioteca Josiane Silva da Silva – IFRS Campus Rio Grande

O Regimento interno da Biblioteca Josiane Silva da Silva foi aprovado em reunião do CONCAMP em 07 de Abril de 2023.

 

Memorial Descritivo Biblioteca Josiane Silva da Silva – IFRS Campus Rio Grande

 

Guia de uso da Biblioteca

Guia elaborado com orientações para utilização do setor e seus serviços.

 

Plano de Contingência

Os objetivos deste Plano de Contingência são:

– garantir a segurança do acervo da Biblioteca, tendo-se ciência dos principais agentes de risco, bem como das medidas para contê-los de forma eficaz;
– apresentar diretrizes de ação com relação ao acesso ao acervo em caso de circunstâncias que afetem o funcionamento normal da instituição.

 

Formulário para entrega de TCC na Biblioteca

Alunos dos cursos superiores que já defenderam seus TCCs devem encaminhar para o e-mail da Biblioteca o Formulário para entrega de TCC, preenchido e com as devidas assinaturas, para terem seu trabalho acessível através do Sistema Pergamum e, posteriormente, divulgado em Repositório Institucional.

A última versão do TCC defendido também deve ser enviada em pdf para o contato: [email protected] 

 

Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos do Sistema de Bibliotecas do IFRS (SIBIFRS)

Este manual tem a finalidade de subsidiar a comunidade acadêmica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) no que se refere ao desenvolvimento e à estruturação de trabalhos acadêmicos de acordo com as normas vigentes. Salienta-se que não existe um único modelo de trabalhos e este aqui, apresentado pelo SIBIFRS, visa auxiliar na padronização da produção científica elaborada pela comunidade acadêmica da instituição.

Última atualização em 02/10/2023

Fim do conteúdo