Início do conteúdo

Geoprocessamento


Conheça o curso:

O Geoprocessamento pode ser definido como a área do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento de dados espaciais presentes em imagens de sensores transportados por satélites, fotografias aéreas e levantamentos de campo. Suas técnicas têm sido progressivamente aplicadas em diversos tipos de mapeamentos terrestres, planejamento urbano, análises ambientais, acompanhamento agrícola, detecção de mudanças, estudos meteorológicos, climáticos e glaciais. A evolução tecnológica das últimas décadas tem permitido que dados espaciais estejam disponíveis de forma mais acessível, podendo ser manipulados e utilizados para auxiliar na resolução de problemas e tomada de decisões.

O Curso Técnico em Geoprocessamento do IFRS – Campus Rio Grande, está estruturado de forma a contemplar os conhecimentos necessários para a formação técnica de seus discentes, para que possam atuar nos mais diversos ambientes acadêmicos e meios profissionais que utilizam a informação espacial. O curso está organizado através de uma sólida base de conhecimento científico–tecnológico–humanístico, proporcionando a participação dos discentes em atividades de ensino, pesquisa e extensão, realizando assim a integração entre os conhecimentos adquiridos no ensino médio e aqueles proporcionados pela educação profissional.

Áreas de atuação:

Os profissionais formados pelo curso podem atuar nos mais diversos ambientes acadêmicos e meios profissionais, tanto públicos como privados, que utilizam a informação espacial, tais como: Oceanografia, Meio Ambiente, Agricultura, Saúde, Transportes, Telecomunicações, Saúde Pública, entre outros.

Requisitos: Ter concluído o Ensino Médio

Forma de ingresso: teste classificatório – Classificação ENEM

Modalidade: Subsequente ao Ensino Médio

Habilitação: Técnico em Geoprocessamento

Regime de funcionamento do curso: Semestral

Tempo de Integralização: 2 anos

Turno: Noturno

Nº de vagas: 26 vagas anuais

Carga horária total: 1.400 horas

Coordenador do Curso: Delnir Monteiro de Lemos

E-mail do Coordenador: [email protected]

E-mail do Curso:  [email protected]

 

DOCUMENTOS

Matriz Curricular

Quadro de Sequencia Lógica – QSL

Projeto Pedagógico do Curso – PPC

Resolução 16.2013 Curso Técnico em Geoprocessamento Subsequente

 

Documentos e Normas da vida acadêmica:

Organização Didático Pedagógica

Normas de uso da Biblioteca

 

Última atualização em 29/07/2022

Fim do conteúdo