Início do conteúdo

Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional


Nota de esclarecimento: No momento, o Curso de Formação Pedagógica do Campus Rio Grande, Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional está com a sua oferta suspensa desde 2018, momento em houve alterações na legislação que subsidiava o curso. Para adequar-se à legislação em vigor, que versa sobre a formação de professores no Brasil, RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2019, um novo curso foi desenvolvido. O novo curso, intitulado CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOS, está em processo de aprovação final pelas instâncias superiores do IFRS.

Em breve teremos condições de informar a data de oferta para uma nova turma.

Coordenadora de curso: Márcia Madeira Malta

E-mail da coordenadora: [email protected]

E-mail do Curso: [email protected]

 

 

ATENÇÃO: As informações abaixo se referem ao curso ofertado no período 2014 até 2019 e não se refere ao curso futuro.

Conheça o curso que era ofertado:

O Programa Especial de Formação Pedagógica, objetiva formar docentes para atuar na Educação Profissional, oportunizando a apropriação e o desenvolvimento de pedagogias que atendam às especificidades da Educação Profissional Básica, Técnica de nível Médio. O curso proporciona a construção de conhecimento específico na Educação Profissional por meio da problematização das dimensões da didática: humana, técnica e político-social.

O curso busca a valorização da trajetória de cada estudante, que pela compreensão de sua subjetividade possa perceber a Educação Profissional de forma contextualizada: o entendimento da importância da educação permanente considerando a incompletude de qualquer processo formativo; a construção dos saberes pedagógicos que aproximam teoria e prática, escola e mundo do trabalho; a compreensão da pesquisa como princípio educativo; a problematização sobre os direitos humanos, comunicação não-violenta e o saber ambiental, na busca de novos modos de produção de bens materiais e suas relações sociais, tendo como perspectiva a transformação da Ciência, Tecnologia e Sociedade. (PPC, 2015)

Áreas de atuação:

Docência em Instituições de Educação Profissional

Requisitos: Ter concluído Curso de Graduação

Forma de ingresso: Processo Seletivo mediante Edital próprio

Modalidade: Presencial

Habilitação: Equivalente à Licenciatura Plena[1] na forma de certificado[2], no qual constará a área de atuação de acordo com o estágio realizado (Resolução CONSUP n. 009, de 07 de março de 2012), compatível com a área de graduação apresentada no diploma no ato da matrícula[3], para atuação docente na educação profissional em nível médio.

[1] http://www.ifrs.edu.br/site/midias/arquivos/20123111797880resol_009_2012.pdf

[2] Conforme Artigo 10 da Resolução CNE/CEB Nº 02/97(http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/RCNE_CEB02_97.pdf)

[3] Conforme IN PROEN n. 02 de 31 de maio de 2012 (http://www.ifrs.edu.br/site/midias/arquivos/201254933782in_2_de_2012-_dispõe_acerca_dos_estagios_nos_cursos_de_formacao_pedagogica.pdf)

 

Regime de funcionamento do curso: Semestral

Duração: Mínimo 3 semestres. Máximo 6 semestres.

Turno: Noturno

Nº de vagas: 30 vagas semestrais

Carga horária total: 800 horas

Coordenadora do Curso na época da oferta: Márcia Cristina Souza Madeira Malta Pinto

E-mail do Coordenador: [email protected]

 

DOCUMENTOS

Quadro de Sequencia Lógica – QSL

Projeto Pedagógico do Curso – PPC

 

Documentos e Normas da vida acadêmica:

Organização Didático Pedagógica

Normas de uso da Biblioteca

Última atualização em 23/06/2023

Fim do conteúdo