Início do conteúdo

Campus realiza formatura e apresenta resultados do programa Envelhecer nos Territórios


O Campus Rio Grande do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) realizou a solenidade de formatura da primeira turma do curso de Formação de Agentes de Direitos Humanos da Pessoa Idosa e a apresentação dos resultados do programa Envelhecer nos Territórios no município de Rio Grande. A cerimônia ocorreu no dia 10 de setembro de 2025, no Anfiteatro Prof. Earle Barros e certificou 28 estudantes.

O projeto aconteceu de agosto de 2024 a agosto de 2025, com o objetivo de formar agentes de direitos humanos no município de Rio Grande (RS). A iniciativa buscou traçar um perfil da população idosa local, identificando demandas e fragilidades, além de indicar pontos de atenção para o fortalecimento das políticas públicas voltadas a essa população. 

Atividades em campo 

Além da formação dos estudantes, ao longo do projeto, foram realizadas diversas atividades, entre elas a aplicação de questionários em diferentes regiões do município e em eventos de grande circulação, totalizando 4.500 instrumentos preenchidos. Os estudantes foram organizados em grupos para visitas domiciliares, participaram de reuniões quinzenais de acompanhamento e produziram relatórios e materiais informativos, como guia e folder sobre os direitos humanos da pessoa idosa. Além disso, foram promovidas articulações com a gestão municipal, resultando na criação de um grupo de trabalho interinstitucional para estabelecer fluxos de atendimento prioritário a pessoas idosas em situação de vulnerabilidade.

Olhares sobre o envelhecer 

Durante a cerimônia, a formanda Fabiane Araujo Afonso, que representou o grupo de concluintes, destacou a diversidade da velhice e a necessidade de reconhecer o envelhecimento como parte natural do ciclo da vida. Ela ressaltou a importância da defesa dos direitos humanos e do acesso da população idosa à cidadania. Em sua fala, encerrou com a reflexão: “O que você deseja ser quando envelhecer?” e mencionou Maria da Conceição Evaristo de Brito, mulher negra, idosa de 78, escritora brasileira e linguista que a inspira em toda sua sabedoria. 

A pró-reitora adjunta de Extensão do IFRS, Elizete Cristina dos Santos, e o diretor- geral do campus Carlos Fernandes Junior também se manifestaram e ressaltaram como o curso fortalece as possibilidades e direitos das pessoas idosas, com respeito, inclusão e integridade. “Neste programa, aprendemos que envelhecer não é um fim, mas uma travessia, e que essa travessia precisa ser feita com segurança, respeito, afeto e dignidade.”, destaca a pró-reitora. 

A solenidade contou também com a presença de representantes do poder público municipal, de órgãos de segurança e de instituições parceiras, incluindo autoridades da Prefeitura, da Secretaria de Saúde, do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, da Polícia Militar e do gabinete do deputado Alexandre Duarte Lindenmeyer.

 

Sobre o programa

O Envelhecer nos Territórios é uma iniciativa do governo federal, desenvolvida pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. O programa busca promover o envelhecimento com dignidade, autonomia e qualidade de vida em todo o país, com atenção especial a territórios mais vulnerabilizados, como comunidades rurais, tradicionais e periféricas.

Fim do conteúdo