VIII Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão atinge maior número de trabalhos selecionados em oito edições do evento

A VIII Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS Campus Rolante (MoEPEx) bateu o recorde de 80 trabalhos selecionados e apresentados no evento realizado nos dias 12 e 13 de setembro, com o tema “Contribuições da ciência para a preservação do Meio Ambiente: Para quem interessa?”. “Esse resultado ressalta a importância do nosso evento na divulgação de projetos de ensino, pesquisa e extensão”, destaca a coordenadora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Campus Rolante, Gabriela Sant’Anna, que integrou a comissão organizadora da MoEPEx.

Essa edição foi a maior em número de trabalhos selecionados, em oito anos de mostra. O evento, que reuniu em torno de 500 pessoas, foi aberto ao público em geral sendo um espaço para a exposição de trabalhos realizados por estudantes matriculados nas escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul. Além dos trabalhos apresentados, a MoEPEx ofertou oficinas aos participantes.

A abertura do evento teve a palestra Precipitação, Assoreamento e APP, qual é o papo?, com o professor Oto Guilherme Petry, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O evento também contou com a participação de instituições externas, como FACCAT, FEEVALE, IFRS Campus Osório, IFRS Campus Viamão e escolas de Ensino Fundamental de Taquara, Parobé e Nova Hartz. Os trabalhos selecionados foram avaliados por uma comissão integrada por servidores do Campus Rolante e avaliadores externos de outras instituições.

Emilyn teve seu projeto selecionado como destaque na área da Pesquisa

Para a estudante Emilyn Ortiz de Campos, que apresentou o projeto Reprodução Social no Brasil: impactos da pandemia nas desigualdades sociais e educacionais, sob orientação do professor Dr. Fernando Gonçalves de Gonçalves, a participação em projetos de pesquisa tem sido uma experiência enriquecedora. “Esse ano, sem dúvidas, minhas expectativas foram superadas. A mostra realizada pelo Campus Rolante foi extremamente acolhedora, proporcionando apresentações excelentes. Foi gratificante observar o quanto os alunos puderam aprender uns com os outros. Sou muito grata também ao meu orientador, o professor Fernando, pela oportunidade de desenvolver uma pesquisa com um tema tão relevante. Como bolsista, espero poder contribuir ainda mais para dar visibilidade à nossa pesquisa e expandir seu impacto social”, destaca. Estudante do IFRS Campus Rolante, Emilyn foi um dos destaques da MoEPEx, tendo seu projeto selecionado como destaque na área de Pesquisa.

Dos 80 trabalhos apresentados, seis (06) receberam destaque e dois (02) foram indicados para a Mostratec, um dos maiores eventos científicos do estado, que será realizada de 21 a 25 de outubro, em Novo Hamburgo.

Conheça os trabalhos destaque da VIII MoEPEx:

• Ensino Fundamental (1º ao 5º ano): Projeto O Girassol Nasce do Sol?, EMEF Idalino Pedro da Silva
  • Ensino Fundamental (6º ao 9º ano): Projeto As verduras e as chuvas, EMEF Idalino Pedro da Silva
  • Ensino: Projeto Teatro do Campus: desenvolvendo novas formas de expressão, IFRS Campus Rolante
  • Pesquisa: Projeto Reprodução Social no Brasil: impactos da pandemia nas desigualdades sociais e educacionais, IFRS Campus Rolante
  • Extensão: Projeto Biodidáticos em ação: Ferramentas para um ensino de ciências eficiente, IFRS Campus Rolante
  • Graduação: Projeto Análise dos Fatores que Impactam a Motivação dos Alunos na Busca por Monitorias no IFRS Campus Rolante, IFRS Campus Rolante

Conheça os trabalhos indicados para a Mostratec:

• Projeto Fake News: acredite se quiser!, EMEF Rosa Elsa Mertins
  • Projeto Biodidáticos em ação: Ferramentas para um ensino de ciências eficiente, IFRS Campus Rolante

Confira o álbum de fotos da VIII MoEPEx: